Cpc 00

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3 AUDITORIA CONTÁBIL E SUA IMPORTÂNCIA

Segundo SÁ(1998,p.21) a Auditoria Contábil é uma tecnologia que se utiliza da revisão, da pesquisa, para fins de opinião e orientação sobre situações patrimoniais de empresas e instituições.
Sua importância é reconhecida há milênios, desde a antiga Suméria. Existem provas arqueológicas de inspeções e verificações de registros realizadas entre a famíliareal de Urukagina e o templo sacerdotal sumeriano e que datam mais de 4.500 anos antes de Cristo.
A denominação auditor é antiga, mas não se conhece ao certo sua origem nem a data precisa em que se consagrou, admitindo-se que pudesse ter sido adotada por volta do século XIII, na Inglaterra, no reinado de Eduardo I.
De acordo com SÁ(1998,p.23), a auditoria inicialmente limitou-se a verificaçãodos registros contábeis, visando observar se eles eram exatos. A forma primária, portanto, confrontava a escrita com as provas do fato e as correspondentes relações do registro.
O termo auditoria, de origem latina (vem de audire), foi utilizado pelos ingleses para rotular a tecnologia contábil da revisão(auditing), mas hoje tem sentido mais abrangente.
As classes de auditoria variam de acordocom o tratamento que se dá ao objeto de auditoria.
A variação, segundo o autor, decorre das diferentes necessidades, podendo mudar de processo, que não se deve admitir como autonomia, mas, sim, como derivação de um mesmo método.
Existem duas classes fundamentais de auditoria, quanto ao processo indagativo:
1 – Auditoria Geral, Sintética ou de Balanço;
2 – Auditoria Detalhada ou Analítica.3.1 Auditoria de Contas a Receber

Segundo SÁ(1998,p.254), a Conta Clientes aparece nas empresas para registrar os valores a receber de seus fregueses, provenientes de vendas a prazo.
Esta conta tem ainda outros títulos, em, outros planos de contas, como Duplicatas a Receber, Contas a Receber, Contas Correntes, Obrigações a Receber, Prestamistas, Letras a Receber, etc.
O controle dasduplicatas deve chamar a atenção do auditor para as duplicatas:
1 – em poder da empresa (carteira)
2 – em poder de bancos;
3 – em poder de cobradores da empresa;
4 – negociadas em definitivos e ainda não vencidas;
5 – vencidas há muito tempo;
6 – que não apresentem esperança de liquidação
7 – em poder e advogados para cobrança judicial.
Deve-se observar a seção de crédito, oscadastros e o serviço de faturamento.
Quando o faturamento se processa em computadores e quando está inserido em um sistema integrado, ou seja, onde a um só tempo muitos outros correlatos derivam se, os controles tendem a ser feitos também com maior facilidade.
Cadastro, Emissão de Notas, Emissão de Faturas e Duplicatas, Controle de Estoques (existências), Registros Fiscais, etc., podem estar emtodos integrados, exigindo um só registro em programas de computadores, inclusive operando em linha, facilitando operações, mas não dispensando as atenções do auditor.
O objeto principal da auditoria são dos títulos que representam o saldo da conta de Clientes e a verificação da exatidão do saldo e das duplicatas.
A verificação deve abranger as duplicatas em carteira, descontadas, em canção, emcobrança simples nos bancos, em cobrança com empregados da empresa, vencidas e não liquidadas, baixadas por insolvência e consignadas a juízo para cobrança executiva.
A 1ª consiste na verificação física dos títulos de Clientes.
A 2ª incluirá a verificação da exatidão do saldo.
A 3ª parte abrange a verificação da segurança do giro dos títulos.
A 4ª parte diz respeito à verificação da conexãodo serviço com outros a ele ligados.
A verificação física consiste em se observar se existem realmente os títulos ou duplicatas causados pelo saldo da Conta Clientes.
Isso se obtém pelo levantamento das duplicatas em poder da empresa por meio de pedidos de relações de títulos cancionados, descontados e em cobrança nos bancos, e de confirmação de consignações de títulos dos demais portadores,...
tracking img