Cp ng1 dr1 liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução Página 3
1. O que é a liberdade Página 4
2. Responsabilidade Página 5
3. Determinismo, indeterminismo e libertismo Página 6
4. Deveres e direitos Página 8
5. O exercício da liberdade Página 10
6. Bem individual e bem comum Página 11
Conclusão Página 12
Bibliografia Página 13














Introdução
Este trabalho, realizado na Área de Cidadania eProfissionalidade, Núcleo Gerador 1 (Direitos e deveres), é referente ao DR 1 – Liberdade e responsabilidade pessoal.
Tentarei, em primeiro lugar, compreender o conceito de “liberdade” e de “responsabilidade”, de modo a poder explicar as perspetivas filosóficas sobre a liberdade: libertismo, determinismo e indeterminismo.
Em segundo lugar, procurarei elucidar os conceitos de dever e de direito erelacioná-los num contexto privado. Farei, ainda, uma análise de situações específicas sobre o exercício da liberdade.
Por fim, analisarei a relação existente entre bem individual e bem comum.















1-O que é a Liberdade?
A palavra “liberdade”, de origem latina (libertas), significa independência, o que aponta para a ideia de que liberdade implica autonomia do ser humanorelativamente a tudo o que o possa condicionar
Já desde há muito tempo que vários filósofos reflectem sobre este conceito e a sua prática. Na Declaração dos Direitos do Homem a liberdade individual está definida como o poder de “fazer tudo o que não for nocivo a outrem; assim, o exercício dos direitos naturais de cada um não tem outros limites além daqueles que asseguram aos outros membros dasociedade dos mesmos direitos” (Vicente, 1985, v. 07, p.2159).
De um ponto de vista mais filosófico, a liberdade caracteriza-se pela capacidade humana de tomar decisões racionais para efectuar certos atos sem repercussões negativas para o agente nem para os outros. Decisões racionais, porque os homens devem ponderar as causas e consequências das suas acções. Contudo, a liberdade é limitada por váriascondicionantes (físicas, psicológicas, etc.), por exemplo, eu sou livre de jogar futebol a nível profissional numa grande equipa, mas se tiver um problema no joelho e não conseguir correr durante mais que cinco minutos, isso nunca vai acontecer. É, também, situada porque é praticada dentro das circunstâncias que o mundo e a sociedade em que estamos inseridos nos impõem, ou seja, qualquer pessoa élivre para viajar ao Espaço, mas, se essa pessoa viver num país do Terceiro Mundo na miséria, muito dificilmente tal ambição será concretizada.
Sendo a liberdade de carácter racional, ela é característica exclusiva dos seres humanos. Esta liberdade baseia-se no poder que temos de dizer que sim ou que não a algo que nos seja proposto, ou seja, nada nos obriga a ter apenas um caminho, pois quando talacontece perdemos a nossa liberdade.
A liberdade pode ser abordada de três diferentes maneiras:
1 – Liberdade pessoal ou ética: diz respeito à capacidade de autonomia, enquanto pessoa individual, em relação à sociedade e aos seus concidadãos ou em relação a alguma autoridade que nos queira impor algo com o qual não concordamos.
2 – Liberdade legal: refere-se à capacidade de exercerautonomamente a liberdade de consciência, de opinião, de expressão, de deslocação, de profissão, de reunião e de inviolabilidade da vida privada.
3 – Liberdade sociopolítica: remete-nos para a capacidade que uma sociedade tem para conduzirem o processo social de forma autónoma, sem interferência de outras sociedades ou de outros cidadãos, visando o bem comum.
2-Responsabilidade
A responsabilidade é umacapacidade e uma obrigação moral de assumirmos e reconhecermos os nossos actos. Esta implica que sejamos responsáveis ao tomar a decisão de efetuar uma dada ação, conhecendo os motivos e as possíveis consequências dessa ação, e mesmo a forma de atuar.
Podemos, então, perceber esta relação entre liberdade e responsabilidade já que só podemos ser realmente livres se formos responsáveis e só podemos...
tracking img