Cp 1 ra 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho falarei sobre a cidadania em que ela consiste, e também como condiciona a vida dos cidadãos. Os nossos deveres e os nossos direitos enquanto membros de uma sociedade democrata.
A função do Estado para concretização dos nossos direitos e deveres para um bom funcionamento da sociedade em convívio.
A democracia como uma instituição de liberalização.
O conceito daliberdade e da responsabilidade e a relação que estes têm em conjunto.

Conceito de cidadania
A cidadania deriva da palavra civitas, do latim, que significa “cidade”, que é o conjunto de direitos e de deveres ao que o indivíduo esta sujeito em ligação à sociedade em que vive.
Os direitos políticos são um exemplo de direitos que o indivíduo tem enquanto membro da sociedade.
Ser cidadão é oestar numa sociedade, o convívio com os outros, é ter direito à vida, à liberdade, à igualdade perante, é ter os direitos civis. Enquanto cidadãos temos o direito a votar e a ser votado. Temos então os direitos sociais que nos asseguram nos planos da educação, do trabalho, da saúde, entre outros.
História
Este conceito teve origem na Grécia clássica, sendo usado para designar os direitos aoscidadãos. Antevia então todas as implicações consequentes de uma vida em sociedade.
A palavra “Cidadão” ao início significava “habitante de uma cidade”, que com o decorrer do tempo veio ganhar um significado mais facultoso. Ser cidadão é pertencer a um pais, uma sociedade onde existem leis a protegerem as pessoas através dos direitos, sendo que essas pessoas também elas coagidas a cumprir os seusdeveres enquanto cidadão.
A cidadania é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e de direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade e de partilha, é insatisfação perante o que é injusto ou o que está mal, é vontade de aperfeiçoar, de servir, é espírito de inovação, de audácia, de risco, é pensamento que age e ação que sepensa.”
 Jorge Sampaio, in Educar para a Cidadania, Maria de Lourdes L. Paixão, Lisboa Ed
A liberdade e a responsabilidade
Liberdade
O conceito da liberdade é todo ele complexo e compreendido de várias maneiras. Uns o defendem como um conceito absoluto ou metafisico de liberdade, outros afirmam a necessidade de liberdade, no entanto que a liberdade é sempre uma liberdade finita e condicionada,outros que não há existência de liberdade humana e a caracterizam como uma ilusão sobre as nossas responsabilidades reais. Estas opiniões são chamadas deterministas, em que tudo acontece por uma razão.
A natureza biológica exige a liberdade, pois, não nos pré-programou para reagir de uma maneira única aos estímulos. Assim sendo, o ser humano assume um status particular em importunância às coisase aos outros seres vivos.
O ser humano vivendo inserido numa sociedade cujas normas e padrões comportamentais é limitado às suas possibilidades de opção, tendo também limites morais e os limites absolutos. Estes limites são um conjunto de obstáculos que, estimulando a criatividade humana, levam à sua persistente superação.
Relação entre responsabilidade e liberdade
É uma relação decomplementaridade, pois estão ligados entre si, pois pode-se questionar sobre os atos humanos, acerca da sua moralidade e sobre a responsabilidade do homem por seus atos. Mas que também não será possível imputar responsabilidades a quem não possa responder pelos seus atos.

Responsabilidade
A responsabilidade é ser capaz de comprometer-se a prestar contas sobre os nossos atos que praticamos. Serresponsável é:
- termos capacidade de respondermos pelos nossos próprios atos;
- preocuparmo-nos com as futuras gerações;
- sermos solidários;
- sermos cívicos.

“A evolução consciente começa assim que tomamos a responsabilidade de remover nossas próprias barreiras.”
(Dan Millman)
Identidade
É uma construção legal, do indivíduo, que é normalmente traduzida em pedaços de papel (documentos)...
tracking img