Cozinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bacillus cereus & Fasciola hepatica

Fig.1 (Bacillus cereus)

Fig.2 (Fascíola hepatica)Trabalho realizado por: Joel Simão, Renato Caldeira e Tiago Galhofa
Bacillus cereus
As intoxicações causadas por Bacillus cereus resultam da ingestão de alimentos contaminados com o microrganismoe/ou com as enterotoxinas que produziu durante o seu crescimento. As intoxicações associadas a este microrganismo são normalmente de curta duração e pouco severas. Têm no entanto sido relatados diversossurtos e casos esporádicos.
Bacillus cereus, foi pela primeira vez isolada e descrito em 1887. No entanto, só foi reconhecido como agente causador de intoxicação alimentar após as publicações deHauge em 1950 e 1955, tendo sido relacionado com 4 surtos, todos envolvendo molho de baunilha. Estes surtos, e outros descritos nos 20 anos seguintes, caracterizavam-se pelo aparecimento de diarreiaaquosa 8 a 16 horas após a ingestão do alimento contaminado. Um surto associado a este microrganismo, caracterizado por náuseas e vómitos 1 a 5 horas após a ingestão de arroz cozinhado, foi publicado peloPublic Health Laboratory Service (Reino Unido) em 1972. Apesar do cepticismo devotado a esta publicação, as investigações subsequentes mostraram que certas estirpes de B. cereus são capazes de causarintoxicação do “tipo estafilicócica” apresentando os pacientes vómitos e náuseas. Atualmente, é reconhecido que este tipo de intoxicação por B. cereus é mais comum do que o inicialmente descrito porHauge.
Características Gerais:
As células têm a forma de bastonetes (bacilos) de grandes dimensões, geralmente móveis, e formam esporos. B. cereus produz 2 tipos de enterotoxinas, diarreica eemética, que são os agentes responsáveis pela intoxicação alimentar. A toxina diarreica é uma proteína produzida durante o crescimento das células. A toxina emética (induz o vómito) é um pequeno peptídeo...
tracking img