Cozinha

Páginas: 2 (318 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
A Margarina e a Manteiga

A margarina é feita a partir de óleos vegetais líquidos- ricos em gorduras insaturadas, ou seja, gorduras trans, que passam por um processo químico para se tornaremsólidas e cremosas.
Com as descobertas sobre os males da gordura trans para saúde, a indústria modificou a composição da margarina adicionando gorduras interesterificadas, também elas, prejudiciais àsaúde, pois estudos mostram que esse tipo de gordura pode aumentar os níveis de glicose no sangue favorecendo o desenvolvimento de um diabetes.
A manteiga é um alimento de origem animal, é um produtoderivado do leite, obtida por meio do batimento do creme de leite (nata) e por essa mesma razão, possui altos níveis de colesterol e de gorduras saturadas porém é mais fácil metabolizar a gordura naturaldo que as modificadas quimicamente. Já foi vista como prejudicial à saúde por ser fonte de colesterol. Hoje sabe-se, através de estudos, que o seu consumo moderado não é o grande causador da obesidadee das doenças cardíacas.
De maneira geral, é mais comum consumir margarina, com o objetivo de se evitar o colesterol e as gorduras saturadas presentes na manteiga, principalmente pelas pessoas queapresentam níveis elevados de colesterol sérico (sanguíneo). Consequentemente, o consumo de margarina também favorece o aumento dos níveis de colesterol, por mecanismos indiretos.
A margarina vegetalnão contém nenhum colesterol, mas faz subir o colesterol sanguíneo por ser saturada artificialmente. Então a escolha é entre duas gorduras saturadas: A manteiga é naturalmente rica em omega-6 (um tipode gordura essencial ao nosso corpo),aumenta a absorção de alguns nutrientes presentes em outros alimentos como, por exemplo, vitaminas A, D, E e K, além de ser também fonte natural de algumas dessasvitaminas, enquanto que as vitaminas presentes na margarina são adicionadas industrialmente.
Para concluir, o que se retira destes estudos e informações é que a margarina seja a mais indicada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cozinha
  • Cozinha
  • cozinha
  • cozinha
  • Cozinha
  • Cozinha
  • cozinha
  • cozinha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!