Cozinha nordestina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INSTITUTO CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO - CENTEC

CENTRO VOCACIONAL TÉCNICO DO CRATO- CVTEC

CURSO: TÉCNICO EM COZINHA
DISCIPLINA: Cozinha Brasileira

APOSTILA PRÁTICA DO MÓDULO DE COZINHA BRASILEIRA

ANO: 2011.1

Cozinha Brasileira, Curso Técnico em cozinha
Suziane Alves Josino Lima

[pic]

APOSTILA PRÁTICA DO MÓDULO DE COZINHA BRASILEIRA REGIÃO NORDESTE

Apostilaelaborada pela professora:
Suziane Alves Josino Lima

ANO: 2011.1

Cozinha Brasileira, Curso Técnico em cozinha
Suziane Alves Josino Lima

[pic]

APOSTILA PRÁTICA DO MÓDULO DE COZINHA BRASILEIRA REGIÃO NORDESTE

Objetivos:

Ao final do modulo de cozinha Brasileira Região nordeste o aluno será capaz de:
✓ Estudar os aspectos mais importantes e as principais características da cozinhanordestina com teoria e prática de receitas típicas.
✓ Conhecer a história, cultura da cozinha brasileira Região nordeste

ANO: 2011.1

Cozinha Brasileira, Curso Técnico em cozinha
Suziane Alves Josino Lima
CULINÁRIA NORDESTINA

AS COZINHAS DO NORDESTE:

O sertão e o litoral nordestino apresentam cozinhas bem diversas, embora algumas receitas tenham viajado do interior para olitoral. Como a manteiga de garrafa, que não pode faltar na mesa do nordestino. Trata-se da nata do leite de vaca batida numa bacia com colher de pau até transforma-se em uma massa homogênea. Esta é levada ao fogo brando em banho-maria para soltar a manteiga, que fica em estado líquido.
PRATOS DO SERTÃO:

O café da manhã do nordestino começa com cuscuz, feito com farinha de milho, sal,água e acompanhado de leite e abobora. O queijo de coalho – branco, de casca dura e amarela – é consumido em toda a região e das mais diversas maneiras. No sertão vira até sobremesa, quando se junta ao melaço. Consumi-lo assado na brasa é moda não só nas praias como nos restaurantes de todo o Brasil.
A carne de sol e o jabá são produtos do sertão que imperam soberanos em todas as casas erestaurantes nos mais diferentes tipos de preparação: o prato arrumadinho une esse ingrediente ao pequeno feijão de corda ( ou feijão fradinho).Assim como o baião de dois, um dos pratos mais conhecidos do Nordeste, que junta o nacional arroz com feijão, carne seca, coentro e ainda queijo de coalho.
O Nordeste, o jerimum (abobora) cozido com sal vira quibebe; se for misturado com açúcar ecoco ralado, transforma-se em um doce especial. Da macaxeira (mandioca “mansa”) se faz a tapioquinha (tipo de crepe) recheada com ingredientes locais salgados ou doces, como carne de sol ou leite de coco
A galinha de cabidela ou ao molho pardo (cozido no próprio sangue) e a buchada de bode (guisado dos miúdos, cozidos dentro do próprio bucho do animal) somam-se ao artesanal dos pratosconsistente e elaborados do vaqueiro
Muito apreciado, principalmente no Piauí, é o arroz de capote (galinha de angola) e o capão cheio, galo capado, assado no forno e recheado com seus miúdos.
A rapadura, feita com o melaço da cana-de-açúcar, entra na dieta alimentar do nordestino para dar sustança (força) a este povo persistente, filho da catinga. Ingerida pura a qualquer hora, arapadura é usada para adoçar o café e ainda entra na composição de doces.

PRATOS DO LITORAL:

Principal destino dos turistas brasileiros e estrangeiros, o Nordeste tem as mais belas praias do nosso litoral, com cenários paradisíacos. Cada estado possui uma paisagem, uma historia e uma cultura particulares, inclusive no que diz respeito á gastronomia.
A fartura dos pescados faz dosgourmets. Camarões, caranguejos, aratus, casquinhas de siris e variedades de peixes, consumidos cozidos, ensopados, em caldeiras, fritos, à milanesa, assados, ao bafo ou em frigideiras, são os ingredientes que fazem o deleite à beira-mar.
Entre os peixes, o beijupirá é um dos mais apreciados. Feito de várias formas, com castanha-do-Brasil, abacaxi, manga, coco e mel de engenho. Como...
tracking img