Cozinha espanhola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cozinha espanhola

Tradicional e sofisticada, a cozinha espanhola se revela diferente e saborosa em cada uma de suas regiões. Por outro lado, alguns pratos como a paella, o cocido, a tortilla e ogazpacho são conhecidos e produzidos em quase todo o país. Determinados ingredientes também fazem a alegria de grande parte dos espanhóis. Açafrão, azeite de oliva, alho e pimentão são algumas dasmarcas registradas dessa especialidade culinária.

Na divisa com Portugal, na região noroeste da Espanha, a Galícia, conhecida por seu litoral bem recortado, reúne uma imensa variedade de peixes emariscos. É lá que estão também as melhores vitelas da Espanha. Na vizinha região de Astúrias, também ao norte, a fabada é o prato mais tradicional. Nela combinam-se as fabas (feijão branco) com osembutidos, orelhas de porco e defumados.

No País Basco, extremo-norte da Espanha, a famosa lula e as pequenas enguias dividem reconhecimento com os deliciosos cordeirinhos assados na brasa. Já aCatalunha, localizada no nordeste hispânico, possui uma cozinha bastante especial porque mistura na mesma receita frutos do mar e pequenos animais. Sua capital, a majestosa Barcelona, apresenta a originalidadedo molho romesco que combina amêndoas com pimentão doce moído e é utilizado principalmente com peixes.

A exceção fica por conta de Valência, na parte sudeste da Espanha. Em suas planíciesentrecortadas por montanhas, crescem os arrozais que fizeram nascer a famosa paella, que pode ser feita de diversas maneiras. O clima quente da Andaluzia, no extremo-sul do país, deu origem ao magníficogazpacho: uma sopa fria de tomates e legumes. E, finalmente, na Castilla, bem ao norte de Madrid, é possível encontrar leitões bem pequenos e assados, os chorizos e o cocido: uma profusão de carnes deporco e linguiças servidas com muito grão de bico.

Receitas típicas da culinária espanhola:

Churro: A iguaria começou a ser consumida no final do século 19, na Catalunha, e logo passou a fazer...
tracking img