Coworking e as vantagens da gestão colaborativa

2496 palavras 10 páginas
UNIVESIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – FABICO – 2012/2
GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PROFESSORA HELENICE CARVALHO
ALUNOS FERNADA ASSENATO, RAFAELA RICHTER E VINÍCIUS NUNES

Coworking e as vantagens de Gestão Colaborativa

1 COWORKING

Coworking é a união de um grupo de pessoas talentosas, criativas e inovadoras, e empresas que continuam trabalhando independentes umas das outras, mas compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas dividem o mesmo espaço, gerando um fluxo de troca de idéias, experiências e soluções. Ele permite que estas pessoas possam usufruir de toda a infra-estrutura necessária para trabalharem gastando menos do que gastariam alugando uma pequena e simples sala comercial, que ampliem seu networking. Esta sinergia possibilita que os membros tenham maiores oportunidades de negócios, desenvolvendo projetos gerenciados de forma colaborativa, com maior eficiência, onde os talentos individuais serão ampliados enquanto equipe.
Assim, reunidos em um só ambiente de trabalho, terão mais competitividade perante o mercado e melhor eficiência, partilhando idéias e novas oportunidades. É um lugar que capacita e orienta empreendedores e empresários, atuando de forma similar a uma incubadora e que, desperta em seus integrantes o espírito sócio-sustentável que bem orientado irá colaborar com a comunidade onde está inserido. É como se fosse uma rede social viva, unindo pessoas e idéias.
Essa formação de ambientes de coworking já é uma tendência nos Estados Unidos e foi criada inicialmente como uma alternativa ao isolamento sofrido por quem trabalhava em casa (home - office).
No Brasil este conceito vem ganhando força, onde iniciativas brasileiras já começam a obter notoriedade e espaço nos meios de comunicação. Assim o mercado de ambientes de coworking é extremamente inovador ao mesmo tempo em que demonstra excelentes oportunidades.

2 ESTUDO DE CASO: NÓS COWORKING

O Nós Coworking é um ambiente de

Relacionados

  • coworking
    4095 palavras | 17 páginas
  • comportamentoorganizacional livro 80h
    46015 palavras | 185 páginas
  • Planejamento de Carrera e Sucesso
    90830 palavras | 364 páginas