Covrccao temica

318 palavras 2 páginas
A convecção térmica
A convecção é o processo de transmissão do calor em que a energia térmica se propaga pela movimentação de massas liquidas ou gasosas, que alternam suas posições no meio devido a diferença de densidade. Por exemplo,quando você se aquece um liquido numa chama,as camadas inferiores,ao se aquecerem,ficam menos densas e sobem,enquanto as camadas superiores menos quentes descem,pois tem maior densidade.Dessa forma, vai ocorrendo a mistura das partes aquecidas como um todo.se você colocar pequenas partículas (por exemplo, macarrão ¨estrelinha¨) no liquido que esta sendo aquecido dessa maneira, poderá var as partículas se movimentando, acompanhando as correntes de convecção que se formam durante o aquecimento.Observe que esse processo de transferência de calor não pode ocorrer nos sólidos.Ele é exclusivo dos líquidos e gases (genericamente denominados fluidos). Representação da convecção térmica. As setas azuis indicam a água ¨fria¨ descendo.As setas amarelas indicam a água quente subindo.
As brisas que ocorrem as regiões litorâneas podem ser explicadas pela existência de correntes de convecção, associadas ao diferente aquecimento da terra e do mar no decorrer do dia. Durante o dia, a terra esta mais quente que o mar, pois a água é uma substancia que precisa de muito calor para se aquecer (veremos adiante que isso esta associado a uma característica especial desse liquido: seu alto calor especifica). Então o ar mais quente, em contato com a terra, sobe por convecção e produz uma região de baixa pressão que ¨aspira¨ o ar que esta sobre o oceano.Sopra então a brisa marítima.
A noite o processo se investe, e a água agora, sem o aquecimento do sol, demora mais para esfriar, mantendo-se mais quente que a terra.Então, o ar sobre o mar sobe por convecção, produzindo uma região de baixa pressão que ¨aspira¨ o ar que esta sobre a terra.Sopra assim a brisa

Relacionados