Couve

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS
CIÊNCIAS DA SAÚDE - NUTRIÇÃO


Simone de Oliveira Dias









COUVE: VITAMINAS E SAIS MINERAIS










São Leopoldo
20 de outubro de 2008
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS
CIÊNCIAS DA SAÚDE - NUTRIÇÃO


Simone de Oliveira Dias







COUVE: VITAMINAS E SAIS MINERAISTrabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial do grau A, da cadeira de dietética do curso de nutrição, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.


Professora: Signora Peres Konrad



São Leopoldo
20 de outubro de 2008
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3


2 COUVE 4

2.1 NOME CIENTÍFICO 5
2.2 FORMA DE CONSUMO 52.2.1 Caldo de Couve 6
2.2.2 Sopa de fubá com couve 6

3 VALOR NUTRITIVO - MICRONUTRIENTES 7


4 VITAMINA A (RETINOL) 8


5 TIAMINA (VIT B1) 10


6 RIBOFLAVINA (VIT B2) 12


7 PIRIDOXINA (B6) 14


8 NIACINA (VIT B3) 16


9 VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO) 18


10 POTÁSSIO 20


11 CÁLCIO 22


12 ENXOFRE 23


13 FÓSFORO 25


14 MAGNÉSIO 26


15 SÓDIO 28


16FERRO 30


17 MANGANÊS 32


18 ZINCO 34


19 COBRE 35


20 CONCLUSÃO 36


21 REFERÊNCIAS 37



INTRODUÇÃO





A couve é uma planta da família das crucíferas, da qual existem numerosas variedades cultivadas, cujas folhas comestíveis são muito apreciadas. Por sua riqueza em vitaminas e em sais minerais, ela é um vegetal importantíssimo na medicina doméstica e na arteculinária. Entre as várias espécies dessa crucífera, destaca-se a couve-manteiga (Brassica oleracea var. acephala), que possui 93,20% de água, 4,50% de hidratos de carbono, 1,40% de proteínas, 0,10% de gorduras e 0,80% sais e vitaminas.
A couve é um vegetal muito rico em cálcio, fósforo e ferro, minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue. Contémainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitaminas do Complexo B, que tem por funções proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
O presente estudo trás o nome científico, a forma de consumo e o valor nutritivo (micronutrientes) da couve. Do valor nutritivo é descrito as funções de cada micronutriente, outras fontes deste nutriente,valores diários recomendados (DRIs), alterações e enfermidades que podem ocorrer no organismo pela deficiência desta substância.

COUVE



A couve é uma hortaliça remineralizante para o organismo, é laxante pela sua grande quantidade em fibras, e boa para a asma e bronquite. Além disso, a couve é muito boa para combater as enfermidades do fígado, como a icterícia e os cálculosbiliares, assim como os cálculos renais, as hemorróidas, e as menstruações difíceis ou dolorosas.
A couve dissolve também os cálculos, combate a artrite, desinfeta o intestino, cura as úlceras gástricas e dá ótimo resultado no combate a vermes. Em caso de febre, aplica-se à cabeça do enfermo cataplasma refrescante de folha de couve, que serve, também, para tratar feridas inflamadas.
Asfolhas de couve cozidas ao vapor e aplicadas topicamente de hora em hora, em forma de cataplasma quente, são boas para combater a gota, a artrite, as dores reumáticas em geral, e as nevralgias. Também tiram a dor em casos de inflamação dos rins e do fígado.
Para uma boa compra é só verificar se as folhas estão bem verdes e sem marcas de picadas de insetos. Folhas amarelas indicam que a couveestá velha. A hortaliça conserva-se em geladeira (em boas condições) por uma semana, e seu período de safra é de agosto a outubro.
Entre os pobres, que, por razões econômicas, nem sempre podem comprar frutas cítricas, a couve, usada especialmente em forma de salada crua, é, frequentemente, a única fonte satisfatória de vitamina C, na sua alimentação.

1 NOME CIENTÍFICO



-...
tracking img