Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de vygotsky ao ensino de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: Uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Geografia

Essa obra e de grande importância para a as praticas educativas, por ser vasta e densa em si. Permitindo assim no sentido de permitir a exploração e um melhor aprofundamento por vários seguidores.
Sua preocupação no seu trabalho era de estabelecer interlocução com os psicólogos russo daépoca, demonstrando que a consciência e o comportamento não poderiam ser estudados separadamente e sim como um só, tem como idéia básica o caráter histórico e social dos processos históricos.
Vale ressaltar que as funções mentais, desenvolvem-se na sua relação com o meio sociocultural, assim, o pensamento o desenvolvimento mental, a capacidade de conhecer o muno e de nele atuar é uma construçãosocial que depende das relações que o homem estabelece com o meio.
É ai que ele afirma que o desenvolvimento de funções mentais não provém de uma evolução intríseca e linear, mais sim das são funções constituídas em situações especificas, na vida sócia, valendo-se de processos de internalização mediante uso de instrumentos.
Nesse processo de internalização os estudiosos de Vigotsky dao asseguintes explicações; no primeiro faz o percurso às formas culturais pelo individuo, na qual se inicia pelos processos sociais e acaba se transformando em processos internos. Já o segundo é o da criação da consciência pela internalização.
Ele destaca esses dois aspectos, pois demonstra a importância de processos socioculturais específicos para a formação da consciência, diante dessas afirmações naperspectiva sócio-cultural de Vigotsky torna – se uma produção social que emerge da atividade humana seja ela social, planejada, organizada em ações e operações e socializada.
Nessa abordagem a linguagem tem um papel fundamental na teoria do autor sobre a consciência, compreendida na relação de síntese entre organismos e ambiente. Sua construção esta ligada ao pensamento dialético e, portanto buscaentão compreender nas relações contraditórias e dialéticas, e na criação individual e subjetiva de sentidos.
Nesse sentido destacam-se as relações de independência entre pensamento e fala, entre fala interior e fala exterior, entre sentido e significado, entre homem e mundo. Assim o homem exerce atividades mediadas por instrumentos e signos, como foi abordado pelo autor, o processo deinternalização como uma construção interna, intersubjetiva, de uma operação externa com objetos em interação.
Ressaltando que a formação da consciência não se dar de dentro para fora e sim o inverso.
Não esquecendo o papel da cultura em sua teoria, no qual faz explicações acerca da existência concreta dos homens em processo sociais, e produto da vida social e da atividade social.
Os elementos destacadosnessa teoria buscam desenvolver a linha de raciocínio, que tenta explicar um entendimento das relações entre essa teoria e uma orientação metodológica para o ensino de Geografia.
Sobre texto vale salientar essas situações as ações a atividade escolar, a mediação semiótica peculiar que nela acontece e a aprendizagem resultante, o ensino escolar, para ele, não pode ser identificado comodesenvolvimento, mas sua realização eficaz resulta do desenvolvimento intelectual do aluno.
Para explicar o conceito de zona de desenvolvimento proximal o autor define como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, fazendo relação direta com o com o entendimento com o caráter social humano e das situações de ensino escola, levando - se em conta as mediaçõeshistórico – culturais possíveis nesse contexto. Esse tipo de observação chama atenção para a complexidade da mediação pedagógica e confirma que o melhor para o aluno é a referencia do outro, por meio do qual se podem conhecer os diferentes significados dados ao objeto.
Segundo o autor para o conhecimento do mundo, os conceitos são imprescindíveis, pois com eles o sujeito categoriza o real e lhe...
tracking img