Cotas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aonde está a igualdade que tanto se ouve falar? A primeira resposta que vem em nossa mente é na constituição, onde é declarado que todos têm direitos iguais; além de saúde, segurança e educação.Porém, nem sempre a lei se faz valer. E um ótimo exemplo disso, é a educação, que claramente nunca foi igual a todos os cidadãos.
Diante dos fatos, a questão que gera dúvidas é se hoje - mais de 200 anosapós a abolição da escravatura - todos os cidadãos têm os direitos iguais constitucionalmente declarados? Ou seja, a educação, que tanto se discute, deixa de ser igualitária quando parte da populaçãoé “favorecida” para ingresso as universidades federais através das cotas, ou quando há um desfavorecimento durante todo seu colegial ?

Desde 2009, quando algumas universidades aderiram ao sistema decotas, um turbilhão de ideias, e discussões - pairam no ar - sem uma definitiva solução.
O que gera grande conflito é que alguns estudantes através das cotas, viram a oportunidade de ingressar noensino superior que antes era inatingível, porém, outros até os dias atuais, defendem que as cotas são um regresso ao preconceito racial e social que já havia sido eliminado do nosso cotidiano. Contudo,a verdadeira realidade é clara.
Apenas as pessoas que não convivem com o preconceito acreditam que ele não exista mais, apenas aqueles que não são negros, índios e pobres, acreditam nessa igualdadeimaginaria.

Um exemplo ainda mais claro; em nosso país há 97 milhões se declaram afro-descendentes, essa mesma população é representada por 11 ministros, deste total apenas 1 é negro. E ainda háquem diga que os direitos de acessibilidade são iguais.
Hoje é lei. As cotas social e racial são direito daqueles que muito lutaram por justiça e agora têm a oportunidade de sonhar e batalhar poruma vida melhor.
Muitos dizem que os cotistas se esforçam menos para ingressar no ensino superior, o que não é verdade, pois o esforço é o mesmo, porém a sua concorrência quanto cotista, é com...
tracking img