Cotas raciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cotas raciais nas Universidades Brasileiras

Exemplos de casos atuais que são aceitos hoje, mas há poucos anos atrás não o seriam não faltam na esfera de nosso cotidiano. Casos como cotasraciais, por exemplo, ainda são discutidas e separam opiniões. Há menos de 40 anos atrás um negro no Brasil era oficialmente proibido de entrar em uma piscina. Hoje a sociedade engatinha, na intençãode reconhecer erros do passado e colaborar, ainda que tardiamente com aqueles que prejudicados, ainda estão vivos.
É fato que o preconceito vem da cultura irracional que nos foi imposta. Seformos um pouco mais longe, segundo as teorias da eugenia, tão incentivada por Hitler, a raça branca era considerada superior e tinha incentivos aqueles que tentassem provar, por meio de pesquisas,mesmo que absurdas, que os negros ou outras raças consideradas inferiores não eram benéficas para a evolução biológica da espécie. Sabe-se que a cor da pele e o encaracolado dos cabelos é sim umaevolução. Territorialmente falando, um negro sobreviveria mais tempo num deserto sem proteção contra os raios solares do que um branco, visto que seu formato de cabelo e sua cor de pele facilitariam o filtrardesses raios.
Contemporaneamente o que se discute em relação à raça é um programa do governo que institui percentual de cotas para negros e outras minorias étnicas e sociais. Um erro é o país,capitalista dependente e colonizado, não investir em educação de qualidade para o povo. O acerto seria começar a fazê-lo, em detrimento de seguir cartilhas de banco mundial, FMI, etc. Mas comocomeçar a investir em educação de qualidade se há, aqueles indivíduos, próximos da formação escolar, que não vão mais ter acesso a esta educação? Cotas neles. É ruim, mas é bom. As cotas são, ou deveriamser, uma solução a curto/médio prazo, para atender aqueles que estão prestes a se formar e não passarão em vestibular para as universidades federais, tendo em vista que as particulares têm preços...
tracking img