Cotas raciais e eutanasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULADADE DO RECEIFE (FAREC)
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

RELATÓRIO DAS APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS SOBRE OS TEMAS COTAS RACIAIS E EUTANÁSIA

Trabalho acadêmico do Curso de Serviço Social para obtenção de nota na Disciplina: Direito Constitucional. Turma 2º Período.

Recife – 2012

ELISABETE MARIA OLIVEIRA DE CRISTO
TARCIANE PRISCILA DA SILVA LIRA

RELATÓRIO DAS APRESENTAÇÕES DOS GRUPOSSOBRE OS TEMAS COTAS RACIAIS E EUTANÁSIA

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Serviço
Social da Faculdade do Recife (FAREC) como requisito
Parcial para a obtenção de aprovação na Disciplina de
Direito Constitucional, ministrada pelo Professor Igor
Cadena. Turma do 2º Período – Turno: Noite

.
Recife - 2012

SUMÁRIO

1 -INTRODUÇÃO...................................................................................4
2 – DESENVOLVIMENTO .....................................................................5
3 – CONCLUSÃO ..................................................................................7
4 – ANEXO ..............................................................................................8

1 – INTRODUÇÃO

Este relatório refere-se àsapresentações dos debates dos grupos em sala de aula sobre os temas: Cotas raciais e Eutanásia, onde um grupo era favorável enquanto o outro grupo era contrário ao tema previamente determinado. Cada grupo teve inicialmente 10 (dez) minutos para expor o tema livremente, depois se iniciava o debate com 3 (três) minutos para cada grupo defender seu ponto de vista, depois 1 (um) minuto para a réplica efinalmente 1 (um) minuto para tréplica. Após o debate o professor fazia uma análise critica salientando alguns pontos importantes das duas apresentações com a presença dos grupos em sala. Depois os grupos eram convidados a saírem da sala de aula para que a turma pudesse comentar e opinar em relação a nota final.

4

2 – DESENVOLVIMENTO

No dia 25 de outubro de 2012 foi apresentado o temasobre Cotas raciais o grupo a favor era formado por 6 (seis) alunas. Elas falaram sobre a definição de cotas, seus objetivos, garantias e apresentação do novo sistema de cotas (a nova lei), forma de inclusão, a relação com a Constituição Federal. A apresentação foi encerrada com a exibição de um vídeo de Gabriel o Pensador com a música Racismo é burrice. Em seguida o grupo contra composto por 9(nove) alunas se posicionou com cartazes de protesto, usaram camisas padronizadas, nariz de palhaço e apito para chamar atenção. Esse grupo teve como base a Constituição Federal e utilizaram o Princípio da Igualdade, como exemplo citou o caso dos gêmeos onde numa seleção um foi considerado negro enquanto o outro não foi considerado. Defenderam e argumentaram sobre o sistema de cotas como sendo umamaneira de demonstração das falhas do governo. Lançaram uma reflexão sobre a descriminação racial.
No momento do debate o grupo a favor rebateu a apresentação do outro grupo defendendo o sistema de cotas como sendo uma forma do governo corrigir a deficiência que há na educação e citaram o artigo 3 da Constituição Federal. O grupo contra defendeu o ponto de vista de que o sistema decotas é uma forma de exclusão social.
O debate terminou com o grupo a favor apresentando um texto de Paulo Freire como forma de reflexão, enquanto o grupo contra defendeu que a seleção não deve ser pela cor, mas pela capacidade das pessoas.
5
Após o debate os dois grupos foram desafiado a mudarem sua opinião o grupo contra passou a defender, enquanto o grupo a favor tornou-secontra o tema abordado. Foi uma estratégia usada pelo professor para mostrar os imprevistos fazem parte da profissão, que é preciso estar preparado e ter um amplo conhecimento.
No dia 08 de novembro de 2012 o tema abordado foi sobre a Eutanásia um tema polêmico e delicado. O grupo a favor era formado por 8 (oito) alunas que utilizaram cartazes, distribuíram folhetos e seringas com...
tracking img