Cosumismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Cidade De Hiroshima

CONSUMISMO



São Paulo
2012
EWERSON RAFAEL DA SILVA BARROS

TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Trabalho apresentado à disciplina sociologia da Escola EstadualCidade De Hiroshima.

Profº.

São Paulo
2012
RESUMO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
O consumismo é algo que podemos observer no nosso dia-a-dia, esse tema irá abordar algo que reflete na populaçãomundial e que muitos de nós podemos ver até mesmo em nossos famíliares a vontade compulsiva de consumir algum objeto ou algum serviço.

Consumismo - é o ato de consumir produtos e/ou serviços,indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, pormeio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um frutodo capitalismo e um fenômeno da sociedade de agora.
O consumo e consumismo humano
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário parasobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta demasiado em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV eao apelo dos produtos de marca. No entanto, a definição de necessidade supérfluas é algo relativo, já que um produto considerado supérfluo para alguém pode ser essencial para outra, de acordo comas camadas sociais a que a população pertence. Isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não roubam ou furtam nada por necessidade, e sim por vontade de ter aqueleproduto, e de não ter condições de adquiri-lo. Nesses casos, a necessidade de consumo se torna uma doença, uma compulsão, que deve ser tratada para evitar maiores danos à pessoa. Muitas vezes o...
tracking img