Costus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


















Falar de ensino e aprendizagem nunca se dispensa a presença e a palavra do mestre Paulo Freire, a sua “pedagogia da autonomia” é fundamental. A visão de que aquele que ensina aprende (ou “se forma e re-forma”) ao ensinar está presente nas mais modernas, concepções e obras sobre a formação docente. A dialética da relação professor – aluno,interativa e recíproca, garante que a docência não seja mero derramamento de conteúdos inertes em “receptáculos – alunos” vazios e dóceis. Por esta razão, tantas vezes Paulo Freire repete que “não há docência sem discência”, e vice-versa.
O Estágio Supervisionado na formação de professores tem sido alvo de grandes estudos que revelam suas dificuldades e seu potencial, gerando transformaçõesna vida desses profissionais. “O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-adia” (PIMENTA E LIMA, 2004).
Segundo Pimenta (2006) “o estágio deve ser um momento de síntese dos conteúdos, das matérias de ensino, das teorias de aprendizagem e dasexperiências pessoais, bem como deve constituir-se em um processo de reflexão-ação-reflexão...” (p. 75). Portanto, no momento do estágio curricular supervisionado o estagiário deve lançar mão de todos os seus conhecimentos, articulando sempre a teoria com a prática, fazendo como diz a autora um processo de reflexão-ação-reflexão.
O presente trabalho teve como objetivo descrever asatividades desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II no Ensino de Ciências Biológicas.




2. MATERIAIS E METODOS

1. ÁREA DE ESTUDO

O Estágio supervisionado foi realizado na Escola Estadual Vitória Furlani Da Riva, localizada na Avenida Uniflor nº 180, Alta Floresta - MT.


2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A disciplina de EstágioCurricular supervisionado III iniciou no mês de Fevereiro, inicialmente fomos orientados a seguir um cronograma das atividades que seriam desenvolvidas ao decorrer do semestre.
Iniciamos as atividades executando um debate sobre sexualidade e adolescência nos meses de março á abril para alunos do ensino médio no período noturno com o intuito de debater mudanças que ocorrem no corpo, mudançascomportamentais, homossexualismo, gravidez na adolescência, DST’s e métodos contraceptivos, possibilitando que os alunos tirem suas dúvidas sobre o tema e compartilhe com os colegas experiências próprias ou não, havendo assim uma troca de experiências, os preparando para se deparar com situações que poderão surgir futuramente.
Durante os meses de março e abril, os alunos se deslocaram para omuseu Municipal de Alta Floresta - MT, com o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade para que os mesmos aprendam a história de seus antepassados e suas evoluções, foram observados vários esqueletos montados de diversos animais da fauna brasileira, fósseis, terrários, pedras metamórficas, magmáticas, sedimentares e utensílios utilizados pelos colonizadores do Município de Alta floresta - MT.Após o término dos debates e das visitas, foram aplicados aproximadamente 270 questionários a todos os estudantes, contendo perguntas sobre sexo, idade, peso, grau escolar, se o aluno já havia feito uso de alguma droga ou se possuem familiares que utilizam drogas licitas e ilícitas, ao serem respondidos foram colocados em um envelope sem nenhuma identificação e posteriormente tabulados noExcel para a obtenção dos dados.
Na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT campus de Alta Floresta foi realizada a apresentação do Pré-Vestibular no mês de Maio. O público alvo foram alunos provindos de escolas públicas. O tema sorteado para o grupo foi “os vegetais”, o conteúdo executado abordava, briófitas, pteridófitas, angiospermas, gimnospermas, reprodução dos vegetais e tecidos...
tracking img