Cosmologia virtual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A REALIDADE DO VIRTUAL


A concepção de computadores mudou conforme os tempos. Se antes era visto como um pedaço de sucata de metal com algumas funções determinadas a serviço do ser humano, hoje ele é considerado como virtualização e mediação humana.


Computadores são vistos como médium (meio), que correspondem mais apropriada ao modo como o corpo humanotrabalha, que se assemelham ao modo como a pessoa humana responde física, psicológica e socialmente. Computadores que respondem como a mente humana trabalha como a pessoa humana se comporta como a pessoa humana vive[1].


Pierre Teilhard de Chardin teorizou a presença do computador na vida humana e ampliando a comunicação dos mesmos. “Teilhard iniciou sua teoria da comunicação baseando-se nofuncionamento da mente humana”.[2] Com o conhecimento que o cérebro humano é extremamente complexo por conta de seus bilhões de neurônios formando assim uma “rede neuronais”.


“Teilhard argumentou que nós somos parte do universo. Como parte da criação, o homem estabelece relações consigo, com os outros, como universo e com o Criador, virtualmente[3]”.


A tecnologia paraTeilhard é comparada com a comunicação humana em uma dimensão invisível, contida de símbolos e metáforas. A comunicação vai além do tempo e do espaço, vai além dimensões que interferem nas relações humanas como artísticas, psicológicas, espirituais, entre outros.


Como essa comunicação não visível se realiza nas relações humanas sem que sejam percebidas, Teilhard as define como virtuaisnecessárias para o desenvolvimento humano.


Para Teilhard, o desenvolvimento da consciência eletrônica é parte necessária do desenvolvimento humano, seja individualmente, em grupo ou como civilização. Para ele, a máquina eletrônica, que mais tarde será chamada computador, é um instrumento criado à imagem da mente humana e que, portanto, é virtualmente criado e, por isso,será o condutor das informações dentro do espaço virtual[4].


Teilhard, sendo ele religioso tem o interesse de relacionar o mundo virtual como a vida humana “a relação virtual faz parte da vocação humana e a tecnologia deve estar a serviço desta relação[5]”.


Teilhard tem consigo o conceito de noosfera, para explicar o principio de seu pensamento voltado para o virtual. Eletem a concepção de três estados de uma evolução humana para que justifique o resultado da criação do mundo virtual. Ele afirma que no primeiro momento a humanidade surgiu com a biosfera, mas se diferenciou dos demais animais com a reflexão do pensar na segunda fase e que se concretizou com o fato de se comunicarem, finalizando a terceira fase de sua evolução. Desta forma, a noosfera se realiza porconta do grande crescimento da mídia e do rápido crescimento da construção de máquinas eletrônicas. Desta forma se define noosfera como “uma rede (network) de pensamento planetário, um sistema interligado de consciência e informação, uma rede internacional de autoconsciência, de rápido feed-back e de comunicação planetária[6]”.


Teilhard explica que pelo fato dos seres humanos secomunicarem é criado redes-humanas (network-humana) * tema proposto por Teilhard* para que haja o compartilhamento de informações para a manutenção da vida humana. Por meio da comunicação, o mundo se tornou mais possível de se conhecer, pois a partir da transmissão de informações é que se criam interações possibilitam na concepção de mundo mais completa. Desta forma a tecnologia se torna o meio para arealização dessas informações transitarem.


O crescimento da tecnologia e da comunicação virtual ultrapassou o tempo e o espaço, dominou os modos da humanidade de se comunicarem, o conhecimento agora está sendo mediado pelas informações processas em computadores e sistemas. A comunicação é, para Teilhard, essencialmente uma experiência virtual. A experiência virtual conduz o...
tracking img