Ácido Azeláico: bacteriostático e tem ação sobre a tirosinase, diminuindo a síntese de melanina. Concentração usual é 10 a 20%.
Ácido Bórico: levemente adstringente e anti-séptico. Possui propriedades bacteriostáticas e fungistáticas.
Ácido Esteárico: agente de consistência.
Ácido Cítrico: pode ser obtido de frutas ácidas como limão, laranja, tangerina, maracujá, entre outras. Possuipropriedade acidificante em produtos cosméticos e domissanitários, como por exemplo, cremes, géis, loções cremosas e tônicas, shampoos, condicionadores e outros produtos capilares. Na área dermatológica pode atuar como componente de peelings químicos, através de sua ação como alfa-hidróxiácido.
Ácido Glicirrízico: Derivado do alcaçuz (Glicirriza glabra). Apresenta propriedadesanti-inflamatórias, antialergênicas e descongestionante. Concentração usual 0,1% a 2%.
Ácido Retinóico: esfoliante com ação reestruturante aumenta a síntese de colágeno, sendo muito utilizado para tratamento de rejuvenescimento, estrias e manchas. Concentração usual 0,01 a 0,05% e em consultórios até 5%.
B.
Benzofenona 3: foto proteção na faixa UVB e UVA.
BHT (Butilhidroxi Tolueno): é utilizado comoantioxidante na fase oleosa no processo de fabricação de cremes e loções.
Biodynes: derivado de células de leveduras tem a propriedade de estimular as células epiteliais, como os fibroblastos. Aumentam a síntese de colágeno e elastina deixando a pele mais lisa e macia.
Bioex Antilipêmico: anticelulite, estimulante metabólico, anti-inflamatório, descongestionante, ativador da microcirculação,vasoconstritor e antilipêmico.
Bioex Capilar: é um complexo que reúne os principais ativos das seguintes matérias-primas: Jaborandi, Quina, Capsicum, Pólen, Arnica, Urtiga, Ginseng Brasileiro, Gema de Ovo e Gérmen de Trigo. É enriquecido com aminoácidos e mucopolissacarídeo. Estimulante do metabolismo celular e da circulação periférica.
Bioex Citrus: brilho, suavidade e leveza. Auxilia oequilíbrio do sistema capilar, promovendo limpeza profunda, além de favorecer a eliminação de impurezas que possam sufocar o couro cabeludo e desvitalizar os fios.
Biomin: complexo de cinco minerais (magnésio, ferro, zinco, cobre e silício) que estão complexados, covalentemente com peptídeos por um processo biotecnológico. Em formulações para o cuidado da pele, restaura a aparência natural e o turgordas peles estressadas, cansadas e/ou agredidas pelo sol.
Butilenoglicol: utilizado como solvente agente regulador da viscosidade e umectante, pois inibe o ressecamento da formulação.
C.
Cafeisilane C: associa a ação lipolítica da cafeína com as propriedades biológicas dos silanóis. A cafeína inibe a fosfodiesterase e os silanóis estimulam o AMP cíclico. Ambos facilitam a lipólise.Calamina rosada: possui suave ação anti-séptica, antipruriginosa e cicatrizante da pele.
Carbopol: agente espessante que, devido sua alta afinidade com água, forma gel.
Caulim: abrasivo e protetor da pele.
Ceramidas: substância que compõe o cimento (gordura) intercelular para manter a umidade da pele. Ação hidratante.
Climbazol: antifúngico que atua como anticaspa.
Cloreto de CetilTrimetil Amônio: agente antiestático, fornece condicionamento para os cabelos, bem como maciez e desembaraçamento dos fios.
Cloridróxido de alumínio: utilizado com adstringentes e desodorantes por sua propriedade antitranspirante.
Colágeno marinho: possui efeito restaurador e protetor. Confere maciez, volume, brilho e textura agradável aos cabelos.
Complexo desmineralizante: evita o alaranjadoe o esverdeado dos cabelos descoloridos.
Copolímero de acrilato/acrilato de alquila: espessante das formulações cosméticas.
D.
Densiskin: age na matriz extracelular, aumentando a densidade da pele. Biopeptídeo derivado do ácido glutâmico que tem ação mimética, que favorece os mecanismos de estímulo celular. Oligossacarídeo de fructose, um açúcar hidratante e umectante, formador de um...