CORTINAS ATIRANTADAS

442 palavras 2 páginas
Cortinas Atirantadas são técnicas de Contenções construídas com a finalidade de prover estabilidade contra a ruptura de maciços e evitar o escorregamento causado pelo seu peso próprio ou por carregamentos externos. Elas podem ser aplicadas de modo provisório (subsolos) ou definitivo.
Consistem na execução de uma “cortina” de contenção, que pode ser de concreto armado, projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados, respectivamente com a perfuração, aplicação, injeção e protenção dos tirantes. Em relação aonde ser aplicada ela é recomendada para cortes em terrenos com grande carga a ser contida ou solo que apresenta pouca resistência à sua estabilidade.
São bastante utilizadas em obras rodoviárias e ferroviárias, em estradas ou linhas de trem que atravessam serras ou relevos bastante acidentados. O processo de execução segue o sentido descendente, respeitando a retirada do solo em etapas, a fim de não por em risco a estabilidade do solo. E esse processo é dividido em quatro etapas: a perfuração, a instalação dos tirantes (monobarra ou cordoalha de aço), a injeção da nata de cimento e a protenção dos tirantes.

http://sete.eng.br/635999-noticia-cortinas-atirantadas

Cortina Atirantada
Consiste numa parede de concreto armado, através dos quais o maciço é perfurado, sendo introduzidas nos furos barras metálicas (tirantes). Após o posicionamento destas barras, é introduzida nas perfurações nata de cimento a alta pressão, que penetra nos vazios do solo, formando um bulbo, e ancorando as barras metálicas. Passado o tempo de cura da nata de cimento, os tirantes são protendidos e presos na parede de concreto, o que faz com que esta estrutura seja“empurrada” contra o maciço.

Detalhe de um tirante.

Esquema de Cortina atirantada e Obra pronta.

Drenagem
Devido aos inúmeros efeitos que a água pode exercer sobre um maciço de solo ou de rocha(aumento do peso específico do material, aumento da poro-pressão e conseqüente

Relacionados