CORTICOIDES

2601 palavras 11 páginas
O HIPOTÁLAMO
O Hipotálamo é uma estrutura que se localiza abaixo do tálamo, na região do diencéfalo, juntamente com o epitálamo e o tálamo. Os corpos mamilares, túber cinéreo, infundíbulo e quiasma óptico são estruturas do hipotálamo, o hipotálamo possui vias de ligação com todos os níveis do sistema límbico, liga-se ao Sistema Nervoso e ao Sistema Endócrino, controlando a maioria das funções vegetativas, endócrinas, comportamentais e emocionais do corpo ( Spencer,1991).
Representa cerca de 1% da massa total do encéfalo, ou seja, é um órgão muito pequeno, mas de importância indiscutível, está relacionado com a regulação da temperatura corpórea, apetite, atividade gastrintestinal, regulação hídrica, atividade sexual e emoções. É composto por substância cinzenta, possuindo vários núcleos e os neurônios possuem receptores moleculares para os sinais químicos que estão circulando, (Spencer,1991).
O hipotálamo está intimamente relacionado com a hipófise glândula que comanda diversos mecanismos endócrinos.

Fig-1 gogle imagens

A HIPÓFISE E O CÓRTEX SUPRARRENAL
A glândula hipófise é constituída por três distintas partes, formadas a partir de dois precursores embriológicos diferentes. A adenohipófise e o lobo intermediário são derivadas da endoderme da cavidade bucal enquanto a neuro-hipófise é derivada da ectoderme neural,as principais partes da glândula, os lobos anterior e posterior,recebem aferências neuronais independentes a partir do hipotálamo, com o qual tem relação funcional (Bernard,et al, 2010).

Fig-2 gogle imagens

A adenohipofíse (Hipófise anterior) secreta vários hormônios essenciais para ação fisiológica usual e é amplamente regulada fatores derivadas do hipotálamo e que chegam a hipófise através de corrente sanguínea, dentre esses hormônios é secretado o adrenocorticoides, este hormônio é o hormônio adenohipofisario que controla a síntese e a liberação dos glicocorticoides do córtex da supra-renal (Bernard,et al, 2010). O

Relacionados

  • Contraste
    9349 palavras | 38 páginas