Cortesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CORTERSIA, ETIQUETA E PROTOCOLO NO ATENDIMENTO

Professor: Rui Oliveira
Aluno:
Nº Turma:
Data: 20 – Junho - 2012

ÍNDICE

- Introdução
- Conceitos
- Tipos de Protocolo
* - Protocolo Profissional
* - Protocolo Social
* - Protocolo de Estado
- Etiqueta á Mesa
* - Serviço à Francesa
* - Serviço à Inglesa
* - Serviço à Americana
* - Serviço à Brasileira
-Conclusão
- Bibliografia

INTRODUÇÃO

- Este trabalho foi pedido pelo professor Rui Oliveira, no âmbito da disciplina de GPPD, neste trabalho irei falar sobre Cortesia, Etiqueta e Protocolo no Atendimento.
- O trabalho consiste em falar de vários aspectos relacionados com o titulo do trabalho tal como: tipos de protocolo, comunicação escrita, formam de cumprimentar as pessoas entre outras.CONCEITOS

- Cortesia, Etiqueta e Protocolo no Atendimento são conceitos diferentes, mas pode haver pontos em que podem coincidir entre eles.

PROTOCOLO:
«Normas de cerimonial e cortesia a observar quer em relações diplomáticas, quer em certos actos públicos de carácter civil, militar ou religioso.» «Uma linguagem universal que tem por objectivo tornar as relações interpessoais maisfáceis e prazenteiras.»

ETIQUETA:
- Um conjunto de regras convencionais, de boas maneiras, que permite um bom relacionamento entre as pessoas. Está dividida em Etiqueta Empresarial e Etiqueta Social, além de outras subdivisões menores, como Etiqueta à mesa.
Protocolo

Etiqueta

Cortesia

O conceito de Etiqueta está ligado ao de Cortesia, porém, sendo uma forma de a pessoa que praticadeterminado código de etiqueta demonstrar esta cortesia, bem como boas-maneiras. A etiqueta usualmente reflecte fórmulas de conduta às quais a tradição da sociedade consolidou.
A cortesia e o protocolo já foram comparados, aliás, a dois círculos concêntricos em que o maior a cortesia engloba o menor o protocolo. Ou seja, pode haver normas de cortesia fora do protocolo, mas não pode haver protocolosem cortesia.

CORTESIA:
- É o acto de demonstrar ás pessoas a sua atenção e respeito para com elas.

TIPOS DE PROTOCOLO

- Podemos definir o Conceito de Protocolo como a arte da determinação e o estabelecimento de normas importantes para a execução eficaz de toda a actividade humana, social, oficial ou relevante.

PROTOCOLO EMPRESARIAL/PROFISSIONAL:
- É um código de conduta que rege ámaioria das situações de vida de uma empresa, tal como: reuniões, apresentações, programas de trabalho, programas sociais, entre outras.
- O protocolo Empresarial/Profissional também implica a Cortesia, podendo definir-se como o conjunto de normas e etiqueta que regem a indumentária e ao comportamento de pessoas em determinadas situações da vida social e profissional.
- O ProtocoloEmpresarial/Profissional serve principalmente para que, tanto como na empresa ou na vida social, cada pessoa saiba como se relacionar com os clientes, colaboradores, colegas ou superiores.

PROTOCOLO SOCIAL:
- É o conjunto de regras de Etiqueta e Cortesia que se destina a ensinar e melhor forma de receber, tratar e atender as pessoas. Serve também para facilitar as relações sociais, variando com os costumesou tradições de cada país.
- Este protocolo tal como o Empresarial/Profissional também tem como fundamento a Cortesia, podendo definir o conjunto de normas e etiqueta que regem a indumentário e ao comportamento das pessoas em certas situações ocorrentes da vida social e familiar.

PROTOCOLO DE ESTADO:
- É o protocolo da politica externa e da diplomacia, que ao longo dos séculos serviu comobase, para facilitar a convivência entre Estados, para dar dignidade e aparato aos actos oficiais.

ETIQUETA Á MESA

- Etiqueta à mesa é a forma de como as pessoas se comportam á mesa em situações sociais, de modo a demonstrarem pertencer a determinada classe social. Em geral, esses grupos são aqueles de predomínio numa sociedade, seja esse predomínio social, politico e até cultural. Hoje em...
tracking img