CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 14. ed., São Paulo, Cortez, 2011.

835 palavras 4 páginas
De acordo com Cortella, a crise na Educação é antiga, e em muito se dá pelo contexto de injustiças sociais que vivemos. Salienta ainda, que riqueza temos para minimizar estes impactos, mas as iniciativas ainda são muito remotas.
De forma clara, o autor vai expondo os motivos pelos quais a educação está em crise. Estabelece as relações do público com o privado, do laico com o confessional.
Além das questões educacionais, o autor procura estabelecer as causas das desigualdades sociais ao longo dos tempos, e concluiu que êxodo rural, em muito contribuiu para escassez de serviços públicos, pois a demanda nas cidades aumentou, mas os serviços continuavam os mesmos que atendiam a população urbana.
Associado a isso estava ainda as iniciativas de políticas públicas que na década de 60 estava muito mais preocupada com as questões de infraestrutura e industrialização do que propriamente dito, serviços sociais, em especial a educação.
É em meio a este contexto que os serviços privados vão ganhando notoriedade num campo cujas políticas públicas não favorecem as populações menos abastadas.
O caos educacional estabelecido nas últimas décadas, é classificado por Cortella como apartheid social, em razão do descaso dos últimos tempos. Falta de investimento, despreparo docente, desvalorização do magistério.
Estas análises são feitas na relação ensino privado e público, pois enquanto um contava com a iniciativa particular calçado na desvalorização do ensino público, o outro refletia o desinteresse político pela educação.
Neste panorama, percebe-se que a educação privada supre na elite a ausência deste serviço social, que deveria ser de ordem pública.
Para Cortella, o aumento de alunos na sala de aula não reflete necessariamente a falta de qualidade do ensino oferecido. A problemática envolve questões muito mais complexas.
É necessário, repensar fatores como a relação entre Educação, Epistemologia e Política, que em outras palavras significa a comunicação entre aquilo que é

Relacionados

  • PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIENCIAS CONTABEIS
    33711 palavras | 135 páginas