Corte e colorimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“TOQUE NATURAL”

ESCOLA DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM TODA AREA DA BELEZA

CURSO DE CABELEIREIRO

MÓDULO II

CORTE E COLORIMETRIA

Alunas: Elaine Maria da Silva
Eliane Pereira Coutinho

Profª: Clívia

BELO HORIZONTE 2012

INTRODUÇÃO:

CORTE

Formas de corte são três formas geométricas para identificar a estrutura dos cortes de cabelos. QuadradaTriangular Redonda.

A forma do design do cabelo é identificada pelo contorno externo ou silhueta, conhecida como LINHA DE FORMA.

[pic]

* QUADRADAS: São cabelos retos, todos cortados em ângulo de 0 grau em relação ao nascimento do fio.

[pic][pic][pic]

* REDONDOS: São cortados em ângulos de 90º graus em relação ao nascimento do cabelo.

[pic] [pic]

* TRIANGULAR: São cortados em ângulosde 45 º graus podem variar a 90º graus. Muito importantes todos os cabelos de forma triangular tem um peso na ultima mecha. Exemplo Chanel nuca batida.

[pic]

[pic]

PROJEÇÃO:

É o ângulo no qual o cabelo é puxado em relação à curva da cabeça, enquanto se esculpe. Um quadrante do eixo espacial é usado para determinar os ângulos de projeção à partir das superfícies retas e curvas dacabeça. Uma vez que o ângulo 0º (plano em relação à superfície da cabeça) tenha sido estabelecido, os ângulos de 45º e 90º podem ser determinados em qualquer direção.

[pic]

A beleza interior é revelada através de traços fisionômicos, que determinam a personalidade e as características de cada pessoa. Um dos princípios do visagismo é observar o cliente, no intuito de descobrir a personalidade, suasnecessidades e seus desejos, antes de pensar em qualquer estilo para a sua imagem.

Há mais de 5.000 anos, na China, descobriu-se que a personalidade é revelada por características físicas, como o formato de rosto, formas e proporções das feições, entre outros atributos. Assim nasceu a fisiognomonia, que é a arte de conhecer o caráter e a personalidade das pessoas pelos traços fisionômicos.Hipócrates (460 – 377 a.C.), que viveu na Grécia antiga e é considerado o Pai da Medicina, também percebeu esse fenômeno e criou um sistema de classificação das personalidades, com quatro categorias: sangüíneo, colérico, melancólico e fleumático. Todo mundo tem características de cada categoria, mas em graus diferentes. Há aspectos positivos, chamados de forças, e negativos, chamados de fraquezas.COLORIMETRIA

É um processo utilizado para medir e analisar a composição da cor. Estudo das cores englobando os efeitos dela em relação à luz natural ou artificial. Colorir os cabelos é uma forma de abrir ou fechar a iluminação do rosto. Dar a coloração correta a uma cabeleira é uma arte, mas sempre acompanhada de uma perfeita técnica. As cores vistas pelos olhos são analisadas pelo cérebro.A cor do Cabelo:

A cor do cabelo se dá pela presença de grânulos de melanina presentes no córtex. Esses pigmentos são de três tipos: a eumelaninas, feomelanina e tricosiderina.

• Eumelanina – pigmento granulado Azul;

• Feomelanina – pigmento difuso que vai do laranja ao amarelo;

• Tricosiderina – pigmento vermelho.

Juntos estes pigmentos em diversas quantidades ouconcentrações determinam a cor natural dos cabelos. A cor do cabelo varia com o tempo, escurece com a idade e progressivamente vão aparecendo os fios brancos. Geralmente os cabelos brancos aparecem de acordo com a genética de cada individuo. Ocorre uma interrupção na produção de melanina diminuindo a produção de pigmentos.

Cor:

Cor é um fenômeno físico provocado por um feixe de luz. Cor é aprópria luz que pode se decompuser em muitas cores, a luz branca.

Pigmento:

Pigmento é o que dá cor a tudo o que é material. Os objetos têm cores diferentes por terem composição químicas diferentes, cada tem um pigmento com sua própria cor: oxido de ferro pode ser amarelo ou vermelho, o cobre é verde, o manganês marrom, o cobalto azul, e assim por diante.
O olho humano detecta cerca de...
tracking img