Corte utilizando o metodo de jato de agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A UA U L A L A

63

63

Oxicorte
N

as aulas anteriores deste módulo, você aprendeu o que são cortes nos materiais e os processos de corte em guilhotina, serra, talhadeira, entre outros, denominados cortes mecânicos. Nesses processos não se utiliza nenhuma fonte de calor. Eles têm a vantagem de não provocar deformações na superfície do material nem alterações na estrutura da peçacortada. Apresentam, também, uma grande limitação quanto ao tamanho das peças a serem cortadas, à espessura de corte, à dificuldade de deslocamento do equipamento, aos altos custos etc. Para suprir essas necessidades, utilizamos o processo oxicorte por causa da simplicidade do equipamento, da facilidade para locomoção, da adaptação a diferentes espessuras, da facilidade para cortes retos, em curvas ouforma livre.

Nossa aula
Erosão térmica: separação de partículas de material por meio do calor gerado pela ignição de gases, arco voltaico, raios laser etc.

Um pouco de teoria
O oxicorte é um dos processos de corte que se fundamenta na erosão do material por meio da ação do calor (erosão térmica erosão térmica). Neste processo, a erosão térmica que vai promovendo o corte, surge de uma reaçãodo oxigênio com o metal a alta temperatura. Para a realização do corte, o metal deve ser aquecido até uma temperatura chamada "temperatura de ignição". Em seguida, o metal é exposto a um jato de oxigênio puro que causa sua oxidação. Esta reação do oxigênio com o metal produz uma quantidade de calor suficiente para fundir o óxido formado, que é arrastado pelo oxigênio, promovendo assim a separaçãodo material. No oxicorte, a energia é gerada por uma mistura de oxigênio e gás combustível. Existem muitos gases carburantes que podem ser utilizados no processo, tais como hidrogênio, butano, propano e acetileno. Entretanto, a grande maioria deles apresenta baixa capacidade térmica, mesmo na mistura com oxigênio.

Os gases são fornecidos em cilindros produzidos para uso imediato, como no casodo acetileno e do hidrogênio. O acetileno é um gás que se destaca pela alta potência da sua chama e alta velocidade de inflamação. Todo metal capaz de reação química com o oxigênio e com ponto de fusão do óxido inferior ao ponto de fusão do metal pode ser cortado pelo processo oxiacetilênico.
PONTO DE FUSÃO DE METAIS E PONTO DE FUSÃO DO ÓXIDO MAIS COMUM DESSES METAIS METAIS PONTO DE FUSÃO PONTODE FUSÃO DO ÓXIDO MAIS COMUM

A U L A

63

Alumínio Cobre Cromo Ferro Manganês Níquel

(Al) (Cu) (Cr) (Fe) (Mn) (Ni)

0660ºC 1083ºC 1890ºC 1535ºC 1247ºC 1453ºC

2050ºC 1150ºC 2275ºC 1370ºC 1785ºC 1985ºC

A presença de elementos químicos nos aços-liga influencia a oxicortabilidade do metal, como mostra o quadro a seguir.
AÇOS- LIGA

Elementos químicos Manganês (Mn)

Proporção 13%de Mn e 1,3% de C 18% de Mn e 1,3% de C 2,5% de Si e 0,2% de C 3,8% de Si e 0,4% de C mais de 12% de Si 1,5% de Cr 7% de Ni 35% de Ni e 0,3% de C

Cortável X

Não cortável X

Observações Facilmente cortável. Quantidades elevadas de manganês não permitem o corte. O corte é limpo. O corte é dificultado. Quantidades elevadas de silício não permitem o corte. Facilmente cortável. É cortávelsomente se contiver até 0,3% de C. Caso contrário as bordas tornaram-se muito duras. Cortável como o aço comum. O molibdênio limita a cortabilidade. Se não houver molibdênio, a liga é cortável. Se a liga contiver tungstênio acima de 20%, ela não será cortável. O fósforo influi muito pouco na cortabilidade. O enxofre contido em aços também não atrapalha a cortabilidade.

Silício (Si)

X X X X X XCromo (Cr) Níquel (Ni)

Cobre (Cu) Molibdênio (Mo) Tungstênio (W) Fósforo (P) Enxofre (S)

0,5% de Cu 8% de W e 1,4% de Cr 1% de C e 5,5% de Mo 5% de Cr e 0,2% de Si até 8% de C e até 10% de W 2% de P 3,5% de S

X X

X X X

Fique por dentro Chama oxiacetilênica – Para a queima completa de 1 m³ de acetileno são necessários 2,5 m³ de oxigênio. O maçarico, porém, recebe para 1 m³ de...
tracking img