Corte plasma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Corte plasma

Introdução
Em seu significado, a palavra plasma é “material moldável”, mas na Física corresponde a “gás ionizado contendo elétrons, íons e átomos neutros, mantendo-se microscopicamente neutros”, sendo que o Universo como um todo, tem a sua maior parte no estado denominado plasma.
A finalidade desse estudo surgiu da necessidade de demonstrar a importância do corte a plasma emmetais.
O plasma é conhecido como o quarto estado da matéria, além dos estados sólido, líquido e gasoso, a diferença entre os três estados consiste na energia contida em cada um deles. Ao adicionarmos energia ao vapor, a temperatura e as características elétricas, o gás transforma-se em plasma, fazendo com que se torne condutor elétrico por elevar sua temperatura, aí acontece o processo daionização.
Cientistas envolvidos no processo TIG (gás inerte de tungstênio), usado para soldar metais nobres, no ano de 1950 observaram as alterações sofridas pelo arco elétrico do equipamento de soldagem, com a redução do diâmetro de saída, a compressão aumentava a velocidade e a temperatura do gás, cortando os metais.
Quando usada baixa vazão de gás, consequentemente o jato de plasma atinge altatemperatura, concentrando na superfície grande quantidade de calor, o que permite a soldagem. Porém se a vazão de gás aumenta, a velocidade do jato de plasma empurra o metal fundido na peça o que permite que a peça seja cortada.
Os elementos que constituem as características do arco plasma precisam ser controlados para um bom desempenho e rendimento. São eles: o tipo de gás de corte; a quantidade devazão; o diâmetro do bocal de corte e a tensão do arco elétrico.
É importante salientar que o corte plasma habitualmente é usado na indústria, onde foi introduzido em 1957, com a espessura do corte não ultrapassando 50mm.
Objetivos
Apresentar uma revisão dos conceitos e benefícios relativos a esse processo e ao evidenciar sua tecnologia comparar com outros processos de corte industrial,demonstrando as vantagens de sua utilização na indústria mecânica, constitui nosso objetivo no presente trabalho.
Justificativa
Partindo desse entendimento, tal tema foi escolhido por ser uma área em crescimento na indústria metalúrgica, ainda ocorrendo inovações tecnológicas, embora grande parte da indústria mecânica já esteja embasada em conhecimentos pré-estabelecidos.

Histórico e Evolução doProcesso
Introduzido no mercado em 1955 em substituição a outros processos de cortes de metais condutores de eletricidade, principalmente os não ferrosos e aços inoxidáveis.
O corte pode ser manual ou mecanizado permitindo velocidade relativamente alta podendo ser iniciado em qualquer parte da peça, em linha reta ou em curva.
Em 1957, a UNION CARBIDE nomeou como Corte Plasma Convencional, a técnicaque permitia cortar chapas que variavam de 0,5mm a 250 mm, por poder ser usada em qualquer metal a velocidade de corte rápida.
Na década de 60, pensando-se em ampliar a vida útil na qualidade das peças, a primeira inovação injetando água entre o bico e um bocal frontal.
Em 1983, a utilização do plasma com oxigênio para materiais ferrosos resultou em um aumento de velocidade e qualidade do corte,tornando-se viável para a indústria.
Em 1989 para prolongar e melhorar a vida útil dos consumíveis é lançado o bocal protetor eletricamente isolado. E em 1990 surge a tecnologia LongLife que consiste em acionar sequencias lógicas nos sistemas plasma ajustando corrente, vazão e pressão de gás nos intervalos de início e final de corte, e com o aprimoramento do projeto do eletrodo para maiorrefrigeração no mesmo.
Nessa mesma época o processo plasma é revolucionado com o plasma de alta definição para ser utilizado em peças que exigissem melhor qualidade de corte.
Em 1963 foi desenvolvida outra técnica, a “Dual Flow”, que trouxe uma modificação em relação ao plasma tradicional ao ser acrescentando um segundo gás de proteção ao redor do bico de corte, gás este selecionado de acordo...
tracking img