Corte de desperdicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Engenharia de Produção
Parceria reduz desperdício nas confecções

Máquina reduz o desperdício na linha de produção de confecções
A fábrica de lingerie enfrentava um sério problema: odesperdício de elástico usado na fabricação de calcinhas e sutiãs. Quando a costureira passa a peça na máquina, a arrematadeira tem que cortar à mão o elástico. O trabalho atrasa a produção, e porsegurança, a ajudante deixa sobrar um pedaço do elástico. “Na correria, a gente não se preocupa com um pedaço de elástico e sim com a qualidade do serviço”, explica a costureira Marli Rodrigues.
Emmédia, nesse processo, sobram sete centímetros de elástico por peça. Como cada máquina produz 200 peças por dia, são mais ou menos 14 metros de elástico desperdiçados por hora. Agora, multiplique estaquantidade pelas 112 máquinas de costura da fábrica: é muito elástico jogado fora.
A empresária Ingrid Torchio calcula que perde mais de 10 mil metros de elástico por dia. O gasto mensal desnecessário éde R$ 1.260. Ela identifica mais um problema: a dificuldade de encontrar mão de obra no mercado para fazer os cortes no elástico. “Na verdade, são poucas pessoas que a gente encontra na área comexperiência. A gente acaba contratando pessoas e formando profissionais para trabalhar nesta área da costura”, diz a empresária.
Ingrid chamou o mecânico de manutenção Jorge Fachinelli e propôs umaparceria. O técnico tentaria resolver o problema usando as máquinas da fábrica para testes. “Fiz uma pesquisa, algumas viagens, participei de algumas feiras, e vi que no mercado não havia nada igual.Então, comecei a desenvolver esse produto”, conta o mecânico.
Jorge Fachinelli levou um ano e meio em testes. Era preciso criar um sistema automático e eficiente para fazer os cortes no elástico. Depoisde muita pesquisa, ele chegou ao equipamento: um kit com sensor e guilhotina. A costureira não precisa se preocupar, o equipamento faz tudo sozinho. “Quando a costureira coloca o tecido na máquina...
tracking img