Corrupção nos negócios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CORRUPÇÃO NOS NEGÓCIOS

Everson Jorge Donato (ULT/FATI) Ejdjorginho_2@hotmail.com

Resumo: Este trabalho tem a finalidade de promover e fortalecer as medidas para prevenir e combater a corrupção, fraudes, pagamento de propinas, facilitação de contratos, a burla de normas de licitações públicas, arrecadação ilegal, entre outros. Para a realização do conteúdo foi á pesquisa qualitativa, foramconsultados artigos e alguns sites nos quais as ações de corrupção são citadas em muitas empresas.

Palavra Chave: corrupção, propinas, facilitação.

INTRODUÇÃO

Em pesquisas realizadas observou-se que algumas organizações tomaram iniciativas no sentido de promover o combate à corrupção. Deste modo as grandes empresas vêm se desenvolvendo trabalhos na área da responsabilidade social.Fala-se de uma gestão ética e transparente que tem interesse de motivar várias empresas que venham a respeitar o direito, os valores, a proteção ambiental, a saúde e segurança no trabalho, as comunidades locais, as relações com os consumidores e o respeito dos direitos humano.
O combate à corrupção é o interesse de todos aqueles que de uma forma ou de outra são afetados por elas.O cumprimento dos deveres e obrigações de um bom gestor empresarial é contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais saúdavel. A gestão das empresas não deve orientar-se apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também por todos que fazem parte das empresas, por exemplo, os trabalhadores, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas,os concorrentes e a sociedade em geraL.

Buscar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade. A seriedade da ética e a transparência nas relações com todos os seus públicos, a preservação do meio ambiente, o respeito à diversidade a desigualdades sociais.A corrupção não só enfraquece o sucesso dos negócios, mas também eleva os custos da empresa, destrói a confiança dos fornecedores e clientes, prejudica a reputação da empresa, e contribui diretamente para a pobreza, desigualdade, crime e insegurança, apoderar-se da confiança pública para desviar recursos das empresas que estão em desenvolvimento e necessitam dos incentivos do governo para cumprircom suas obrigações tributárias.

DESENVOLVIMENTO

Nos últimos anos a corrupção vem crescendo no Brasil no e se destacando no meio das empresas.

Constituiria o primeiro tipo de corrupção os pagamentos, [...] a fim de facilitar ou agilizar uma ação governamental [...] administrativas que não sejam de natureza discricionária, ou seja, que não dão liberdadecomportamental ao administrador. O segundo, por outro lado, é um suborno pago para obter serviços que o agente público é proibido de realizar. No Brasil, não existe tal distinção, pois os pagamentos de facilitação são considerados um ato de suborno, sendo, portanto, crime.
(INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPOSABILIDADE SOCIAL, 2009, p, 13).

São as modalidades mais comuns defraude em licitação: superfaturamento (emissão de uma fatura cujo preço está acima do valor), direcionamento da licitação (favorecimento em contratos administrativos), acordo prévio (acordo entre duas instituições), etc.

A corrupção se confunde com ambição, falsidade e desumanidade. Gerando desentendimentos.
Em pesquisa realizada [...] sobre corrupção e fraude nopaís sob a perspectiva do setor privado, para 96% das empresas respondentes a corrupção se apresentava como um obstáculo muito importante ou importante para o desenvolvimento empresarial no Brasil. No Relatório [...] produzido pela Kroll e publicado em 2008, uma média de 20% de uma amostra de 890 empresas sofreu os efeitos de atos de corrupção/suborno nos três anos anteriores. Nesse caso,...
tracking img