Corrosao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CORROSÃO

Fundamentos sobre Corrosão e Oxidação
A maioria dos componentes metálicos deteriora-se com o uso, se em exposição a ambientes oxidantes ou corrosivos. Como é impraticável eliminar a corrosão, o segredo de um bom projeto de engenharia, geralmente, está nos processos de controle da corrosão. Corrosão pode ser definida como a deterioração, que ocorre quando um metal reage com o meioambiente.

As diferentes formas (ou tipos de corrosão)

a. Chapa sem corrosão b. Corrosão uniforme

c. Corrosão em placa d. Corrosão alveolar

Corrosão Uniforme
A corrosão uniforme é a forma de corrosão mais simples de medir, além de ser possível evitar falhas repentinas através de uma inspeção regular.

Corrosão em Placas
A corrosão localiza-seem regiões da superfície metálica e não em toda sua extensão, então se formam placas com escavações.

Corrosão Alveolar
A corrosão ocorre na superfície metálica, produzindo sulcos ou escavações – semelhantes a alvéolos que apresentam fundo arredondado e profundidade , em geral, menor que o seu diâmetro.

Corrosão Puntiforme ou por Pite
A corrosão processa-se em pontos ou em pequenas áreaslocalizadas na superfície metálica produzindo pites, que são cavidades que apresentam o fundo em forma angulosa e profundidade, geralmente, maior do que o seu diâmetro. A forma da cavidade é, com freqüência, responsável por seu crescimento contínuo. O pitting é uma das formas mais destrutivas e insidiosas de corrosão. Causa a perfuração de equipamentos, com apenas uma pequena perda percentual de pesode toda a estrutura. É, geralmente, difícil de detectar pelas suas pequenas dimensões e porque os pites são, freqüentemente, escondidos pelos produtos de corrosão. Os aços, quando em ambientes agressivos contendo cloretos, sofrem corrosão por pitting.

Corrosão intergranular
A corrosão intergranular pode ser provocada por impurezas nos contornos de grão, aumento da concentração de um doselementos de liga ou redução da concentração de um destes elementos na região dos contornos de grão. Exemplo clássico é a redução substancial do teor de cromo na região dos contornos de grão dos aços inoxidáveis austeníticos pela precipitação de carboneto de cromo.

Corrosão Intragranular
A corrosão evidencia-se nos grãos da rede cristalina do material metálico, que ao perder suas propriedadesmecânicas, poderá fraturar à menor solicitação mecânica, tendo-se também corrosão sob tensão fraturante.

Corrosão Filiforme
A corrosão processa-se sob a forma de finos filamentos, mas não profundos, que se propagam em diferentes direções e que não se ultrapassam, pois se admite que o produto de corrosão, em estado coloidal, apresenta carga positiva, daí a repulsão. Ocorre, geralmente, em superfíciesmetálicas revestidas com tintas ou com metais e ocasiona o deslocamento do revestimento. Tem sido observada, mais freqüentemente, quando a umidade relativa do ar é maior que 85% e em revestimentos mais permeáveis à penetração de oxigênio e água ou que apresentem falhas, como riscos, ou, ainda, em regiões de arestas.

Esfoliação
Esfoliação é um tipo de corrosão subsuperficial, que se inicia emuma superfície limpa, mas se espalha abaixo dela. Ocorre em chapas ou componentes extrudados, que tiveram seus grãos alongados e achatados, de forma a criar condições para que inclusões ou segregações, presentes no material, sejam transformadas, devido ao trabalho mecânico, em plaquetas alongadas. Quando se inicia um processo corrosivo na superfície de ligas de alumínio, com essas características,o ataque pode atingir as inclusões ou segregações alongadas e a corrosão ocorrerá através de planos paralelos à superfície metálica e, mais freqüentemente, em frestas. O produto de corrosão, volumoso, ocasiona a separação das camadas contidas entre as regiões que sofrem a ação corrosiva e, como conseqüência, ocorre a desintegração do material em forma de placas paralelas à superfície. Essa...
tracking img