Corrosao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos.

2- A metalurgia transforma óxido de ferro em ferro ou aço,a corrosão é um processo expontâneo.

3-Há um custo de 7 bilhões com os problemas de corrosaão,nos E.U.A ,Alemanha e no Brasil.

4-Os processos de corrosão química são, por vezes,denominados corrosão ou oxidação em altas temperaturas. Estes processos são menos freqüentes na natureza, envolvendo operações onde as temperaturas são elevadas.
Tais processos corrosivos se caracterizam basicamente por:
- ausência da água líquida;
- temperaturas, em geral, elevadas, sempre acima do ponto de orvalho da água;
- interação direta entre o metal e o meio corrosivo.
Como na corrosãoquímica não se necessita de água líquida, ela também é denominada em meio não aquoso ou corrosão seca.

5-Crescimento linear: o crescimento linear é observado quando a espessura da película é diretamente proporcional ao tempo, ou seja:
y = Kt
onde: y = espessura da película t = tempo K = constante
Esta lei é seguida para metais que formam películas porosas ou voláteis como, por exemplo, Na,Ca, Mg e K (películas porosas), Mo e W (películas voláteis); "
Crescimento parabólico: o crescimento parabólico é observado quando a velocidade de crescimento é inversamente proporcional a espessura da película, ou seja:
y2 = K't derivando tem-se:

logo a velocidade de crescimento é inversamente proporcional à espessura da película. onde: y = espessura da película; t = tempo; = constantesEsta lei de crescimento é a muito comum em metais em altas temperaturas, tais como o Fe, Ni, Cu e Co.
De modo geral para películas não porosas, o crescimento tende a ser parabólico, com exceção daquelas muito impermeáveis que crescem logaritmicamente e daquelas que fraturam com facilidade, que crescem linearmente;
Crescimento logaritmo: o crescimento logarítmico é observado quando a espessurada película é uma função logarítmica do tempo, ou seja:

onde: y = espessura da película; t = tempo; = constante.
Esta lei de crescimento é muito comum em metais em temperatura não muito elevadas, tais como o Fe, Zn, Ni e Al. A película neste caso tem um crescimento grande inicialmente e, sofre acréscimos muito pequenos com o tempo mantendo-se praticamente constante a espessura da película decorrosão.
De modo geral, este tipo de crescimento é observado em películas muito impermeáveis como as formadas sobre o Al e o Cr.

6-a corrosão eletroquímica é também denominada corrosão em meio aquoso. Nos processos de corrosão, os metais reagem com os elementos não metálicos presentes no meio, O2, S, H2S, CO2 entre outros, produzindo compostos semelhantes aos encontrados na natureza, dosquais foram extraídos.

7-A pilha de corrosão eletroquímica é constituída de quatro elementos fundamentais.
•área anódica: superfície onde verifica-se a corrosão (reações de oxidação);
•área catódica: superfície protegida onde não há corrosão (reações de redução);
•eletrólito: solução condutora ou condutor iônico que envolve simultaneamente asáreas anódicas e catódicas;
•ligação elétricaentreas áreas anódicas e catódicas

8-Ânodo (também chamado anódio ou anodo) é o pólo negativo de uma fonte eletrolítica, no caso da eletrólise, é o eletrodo de onde saem os ânions, no caso das válvulas termiônicas, ou válvulas eletrônicas, o ânodo é chamado de placa, é o eletrodo de onde saem os elétrons acelerados termicamente pelo cátodo, eletrodo positivo, aquecido pelo filamento.O cátodo (oucatódio) é a designação atribuída ao eléctrodo positivo de uma fonte eléctrica de alimentação. Em química, corresponde ao eléctrodo positivo na electrólise (célula electrolítica), para o qual os íons negativos (Ânion) normalmente são atraídos. O eléctrodo negativo designa-se por ânodo. É, aliás, a partir do ânodo que no interior destes instrumentos os elétrons fluem. Os instrumentos electrônicos...
tracking img