Corrosão galvânica

Páginas: 6 (1406 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2011
ETEC Cônego José Bento |
Corrosão Galvânica
|
PEC - Rademaks |

Luís Paulo Gonçalves n 16
Allan Carvalho Barbosa n°03John Richard A. Oliveira n°2709/05/2011
|

Conteúdo
Corrosão Galvânica 3
1. Introdução 3
2. A Corrosão 3
3. Mecanismo da Corrosão 6
3.1 Exemplos de Corrosão nas Industrias 6
4. Pontos Críticos 7
5. Medidas de Proteção 8

Corrosão Galvânica
1.Introdução
O contato elétrico entre materiais diferentes, formando uma pilha passivo-ativa, na qual o material menos nobre (anodo) é corroído, isto resulta no processo corrosivo conhecido como corrosão galvânica. A intensidade deste tipo de corrosão será proporcional à distância entre os valores dos materiais envolvidos na tabela de potenciais eletroquímicos, em outras palavras, na 'nobreza' dosmateriais. A corrosão galvânica é provavelmente o tipo mais comum, porque a corrosão em função da água, e o sal é um acelerador do processo.
2. A Corrosão
Os metais de maneira geral, com exceção de alguns poucos considerados nobres, são encontrados na natureza em forma de óxidos, sulfetos, etc., que é a forma mais estável destes metais. Após ser transformado em aço ou alumínio, este metal estaráem uma forma menos estável e terá a tendência a voltar a sua forma mais estável que é o óxido.
A união de metais diferentes, no caso específico do inox e alumínio, com a presença de água salgada (eletrólito) gera o que chamamos de corrosão galvânica, ou eletrólise, que é a composição das palavras eletro(eletricidade) + lisis (decomposição).
A tabela abaixo dá os valores práticos de potenciais devários metais, em solos e água, medidos em relação a um eletrodo de referência, também em relação á série galvânica e grau de corrosão em contatos bimetálicos. Quanto mais negativo o potencial, mais anódico será a sua condição, ou seja, mais sujeito à corrosão.


Imagem 1 - Série de potenciais em relação a um eletrodo padrão.
Imagem 2 - Exemplo de corrosão em contato bimetálicos de Fe eoutros metais.

Imagem 3 - Série Galvânica
3. Mecanismo da Corrosão
A corrosão galvânica ocorre facilmente quando se tem um metal colocado em uma solução contendo íons, facilmente redutíveis, de um metal que seja catódico em relação ao primeiro. Assim, tubulações de alumínio em presença de sais, por exemplo, de Cu²+ e Hg2+ , sofrem corrosão localizada. Isto ocorre porque o alumínio reduz osíons de Cu2+ ou Hg2+ para os metais respectivos, sofrendo consequente oxidação.
2Al + 3Cu2+ 2Al3+ + 3Cu
2Al + 3Hg2+ 2Al3+ + 3Hg
Além desse ataque inicial o metal formado se deposita sobre a superfície de alumínio e cria uma série de micropilhas galvânicas, nas quais o alumínio funciona como anodo, sofrendo corrosão acentuada.
3.1 Exemplos de Corrosão nas IndustriasCasos envolvendo este mecanismo de corrosão são observados em:
* Trocadores ou permutadores de calor, com feixe de tubos de Al:
A presença de pequenas concentrações de Cu2+ na água de refrigeração ocasiona, em pouco tempo, perfurações nos tubos.
* Tubos de caldeiras:
Ocorre em alguns casos, depósitos de Cu ou CuO. Isto porque a água de alimentação da caldeira pode conter íons de Cu, Cu° ousuas ligas. O Cu e suas ligas ou íons são originados, geralmente de contaminações na água de alimentação por substâncias usadas durante o processamento ou pelo emprego de rotores ou impelidores de bombas, feitos de bronze, que sofrem ação mecânica de erosão ou cavitação, sendo as partículas metálicas arrastadas para o interior da caldeira. Por algumas vezes, mesmo havendo depósitos de CuO, nostubos das caldeiras, o processo corrosivo não é acentuado, talvez porque a camada de magnetita, ou outro depósito existente nos tubos, evite o contato direto entre o aço carbono dos tubos e o CuO.
* Tanques de aço Carbono ou de aço galvanizado:
A corrosão galvânica é ocasionada pela presença de Cu ou compostos originados pela ação corrosiva ou erosiva da água sobre a tubulação de Cu que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrosão galvânica
  • Corrosão Galvânica
  • Corrosão galvanica
  • Corrosão Galvânica
  • CORROSÃO GALVÂNICA E PROTEÇÃO CATÓDICA
  • Corrosao galvanica e aeração diferencial
  • corrosão eletroquimica galvanica
  • corrosão e proteção catodica galvanica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!