CORRIGIDA Diego e Felipe

839 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
BACHARELADO

Profº: Guilherme Weiss Freccia
Acadêmico: Diego Arthur do Rosário / Felipe Garcez Leal do Nascimento

AVALIAÇÃO 10,0

1. (3,0) Contemporaneamente, as lutas se manifestam culturalmente enquanto práticas de cultura corporal em suas dimensões: material e imaterial (GOLÇALVES Jr., 2003). Escolha 1 (uma) LUTA de sua preferência e responda às questões abaixo:

a. No Brasil, se manifesta como Arte Marcial ou como Modalidade Esportiva? Por que? 1,5

No Brasil o karate é manifestado como modalidade esportiva, pois entende-se que o artista marcial não tem restrições,mas na atualidade existem regras que implicam no desenvolver da luta, restringindo sua atuação, diferente da arte marcial que tem como objetivo primordial neutralizar o oponente sem se importar como.
b. Escolha 3 contextos da dimensão imaterial e exemplifique com situações do cotidiano. Liste 3 exemplos de manifestações da dimensão material. 1,5

O Karate, assim como qualquer arte marcial japonesa possuem culturalmente aspectos simbólicos bem fortes e definidos, como 1- regras de etiqueta; 2- perfeccionismo em suas atividades e 3- perseverança. Os 3 exemplos citados, se inter-relacionam, onde no nosso dia a dia as regras de etiquetas ( educação) são costumeiramente usadas no trato com as outras pessoas e ambientes em que se convive, perseverança e perfeccionismo em suas atividades diárias ou não, com intenção de sempre conseguir o melhor ou mais perfeito gesto ou resultado.

Podemos citar 1- as armas utilizadas, sendo que nem todos os estilos de Karate possuem técnicas com armas, mas umas das mais costumeiras de se encontrar e a tonfa ou a lança; 2- roupas tradicionais, Kimono ou Dogui e 3- Dojo, que é a escola ou centro, onde se treina e executa o karate.

2. (5,0) Não se tem relatos concretos de manifestações culturais relacionadas às lutas no berço da humanidade. De alguma forma, a arte da guerra chegou

Relacionados