Corrida armamentista e aeroespacial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Corrida Armamentista & Corrida Aero Espacial Guerra Fria
Encerrada a Segunda Guerra Mundial, observamos que o colapso do totalitarismo abriu portas para que Estados Unidos e União Soviética tomassemfrente à reorganização do cenário político internacional. Uma primeira demonstração da cisão entre esses dois blocos aparece na própria ocupação da Alemanha, onde os dois países citados disputampalmo a palmo o território germânico. Com a construção do muro de Berlim, presenciamos a materialização dessa disputa.
Mais do que duas nações, Estados Unidos e União Soviética representaram oantagonismo entre dois modos de organização da sociedade, da economia e das relações políticas. Sendo assim, a chamada “guerra fria” simboliza o enfrentamento dessas duas ideologias fomentadas pelo suporteideológico dos valores de ordem socialista e capitalista. Além disso, devemos destacar que a “guerra fria” ganha esse nome por não observarmos um confronto direto entre soviéticos e norte-americanos.Corrida armamentista

É o processo pelo qual um país busca armar-se com o intuito de proteger-se de outro. Ao mesmo tempo, um país sente-se ameaçado pelo aumento do poder militar do outro, investindoem seu aparato de defesa. Com isso, surge um círculo vicioso, no qual ambos os países se armam em decorrência da desconfiança mútua.
É o processo no qual um país fábrica armas, em meio a tempos deguerra, para vender e para uso próprio, porém não precisa investir necessariamente em armas, um exemplo é a corrida armamentista da guerra fria, na qual dois países, Estados Unidos e União Soviética,disputavam poder tanto em armas quanto em tecnologia diversificada, como por exemplo foguetes.
A corrida armamentista na Guerra Fria
O surgimento da bomba atômica teve sérias implicações históricas,políticas e culturais. Durante o período da Guerra Fria, o pesadelo da chamada “hecatombe nuclear” rondou a vida dos habitantes do planeta. Acreditava-se que o ataque de um dos lados, num momento...
tracking img