Corretor de imoveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etec José Martimiano da Silva



CESAR DA FONSECA FERREIRA

JOSÉ LEITE SOBRINHO












Residência Automatizada para Idosos











Ribeirão Preto
2009

Introdução

1. Automação Residencial


A automação residencial facilita a vida de toda a família, desde as crianças até os idosos. Os portadores de necessidades especiais também se beneficiammuito com a Automação, realizando projetos sob medida para tudo o que eles precisam. Pode-se programar equipamentos complexos com um simples toque de botão, ou enviando uma mensagem de socorro para um celular em caso de emergência médica. Acionar aparelhos à distância, simular a presença de pessoas quando a casa estiver vazia, programar a sala de TV e as luzes já são ações rotineiras em mais de700 lares brasileiros. Hoje é possível controlar iluminação, ar-condicionado, abrir ou bloquear portas, acionar alarme ou qualquer outro dispositivo da residência por botões programáveis, controles remotos universais, telas sensíveis ao toque, celular ou mesmo internet.
A leitora biométrica acoplada na fechadura eletrônica, por exemplo, permite que se crie tabelas para controle de horários(entrada e saída) e rotinas personalizadas para cada usuário.Câmaras também são um interessante recurso para pais que, enquanto trabalham, desejam acompanhar seus filhos em casa.
A automação permite que se crie diversos cenários: ao assistir televisão, automaticamente a cortina desce, o som fica num volume previamente determinado.
O temor dos avós de encerrar a vida em um asilo, porexemplo, pode estar com os dias contados, se depender de soluções dessa natureza. Sistema de monitoramento domiciliar já permite que idosos possam passar mais tempo sozinhos. Com a chegada da melhor idade, muitos idosos têm hoje dificuldades para locomoção dentro das próprias residências, o que vem ocasionando diversos tipos de acidentes domésticos, desde fraturas até mesmo paralisação permanentede movimentos. Portanto faz se necessário o estudo de como a domótica poderá auxiliar na prevenção de acidentes e facilidades de acesso a diversos pontos da residência.
Automatizar uma casa é criar soluções que facilitem o controle e gerem mais conforto, economia e segurança para a família.




2. Conceitos


1.2.1 Automação


Automação pode ser definida como a“dinâmica” dos automatismos, que em sentido amplo representa a mais evidente expressão de progresso quando orientada para uma economia ou potencialização cada vez maiores da intervenção humana nos diversas manifestações não só na indústria, como também na vida social. (Fialho, 2003)




1.2.2. Automatismo


Os automatismos são os meios, instrumentos, maquinas processos de trabalho,ferramenta ou recursos graças aos quais a ação humana, em um determinado processo, fica reduzida eliminada ou potencializada.
Em outras palavras o “automatismo” é um simples sistema destinado a produzir igualdade de esforço físico, mental e um maior volume de trabalho. A “automação” é a associação organizada dos automatismos para a consecução dos objetivos do progresso humano. (Fialho, 2003)1.2.3. Domótica


Definir domótica
Segundo Caio Augustus, ele nos explica Domótica funciona como uma ferramenta tecnológica utilizada para dar conforto, segurança e economia.
(ver bibliogradia No Livro Residências Inteligente)








1. Tipos de automação


1. Automação Elétrica


Thomas Edson jamais imaginaria que sua invenção setornaria uma aplicação doméstica tão versátil. Ele apenas queria algo que nos ajudasse a enxergar no escuro. Enquanto isso, nossas luminárias e lâmpadas de hoje, quando ligadas a sistemas especiais de controle de iluminação, podem prover muitas outras funções. Sistemas inteligentes de iluminação podem acentuar os detalhes arquitetônicos de uma sala ou criar um clima especial, seja ele romântico...
tracking img