Correte eletrica alternada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1Introdução

A corrente alternada surgiu quando Nikola Tesla foi contratado por J. Westinghouse para construir uma linha de transmissão entre Niágara e Búfalo, em NY. Thomas Edison fez o possível para desacreditar Tesla, mas o sistema polifásico de Tesla foi adotado. A Corrente Alternada é a forma mais eficaz de se transmitir uma corrente elétrica por longas distâncias. Nela os elétronsinvertem o seu sentido várias vezes por segundo.
Na primeira metade do século XX havia sistemas de Corrente Alternada de 25 Hz no Canadá (Ontário) e no norte dos EUA. Em alguns casos alguns destes sistemas (por exemplo, nas quedas de Niágara) perduram até hoje por conveniência das fabricas industriais que não tinham interesse em trocar o equipamento para que operasse a 60 Hz. As baixas freqüênciasfacilitam construção de motores de baixa rotação, já que esta é diretamente proporcional à freqüência.
Sistemas AC de 400 Hz são usados na indústria têxtil, aviões, navios, espaçonaves e em grandes computadores.
No Brasil a freqüência da rede elétrica é de 60 Hz. A Corrente Alternada foi adotada para transmissão de energia elétrica a longas distâncias devido à facilidade relativa que esta apresentapara ter o valor de sua tensão alterada por intermédio de transformadores. Além disso, as perdas em CA são bem menores que em CC. No entanto as primeiras experiências e transmissões foram feitas com Corrente contínua (CC ou, em inglês, DC).

2 Corrente alterna ou corrente alternada

2.1 Corrente alternada
A corrente alterna ou corrente alternada, ou CA (em inglês AC -alternating current), é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua cujo sentido permanece constante ao longo do tempo. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente. Entretanto, em certas aplicações, diferentes formas de ondas são utilizadas, tais como triangular ou ondas quadradas. Enquantoa fonte de corrente contínua é constituída pelos pólos positivo e negativo, a de corrente alternada é composta por fases (e, muitas vezes, pelo fio neutro).

2.2 Porque se usa corrente alternada
O motivo de se usar a corrente alternada é puramente econômico. As usinas, em geral, são afastadas das cidades, de dezenas de quilômetros, de maneira que a corrente elétrica tem de ser transportada porfios, desde as usinas até as cidades. E esse transporte é mais barato por corrente alternada do que por corrente contínua.Além disso, dentro da própria cidade, a distribuição da corrente elétrica para as residências é mais barata e mais cômoda por corrente alternada do que por corrente contínua.
Além desse motivo econômico há um motivo técnico importante: com corrente alternada é possívelfazermos muito simplesmente aumento ou diminuição de diferença de potencial com máquinas chamadas transformadores. Assim, por exemplo, dispondo-se de uma diferença de potencial de 110 volts, pode-se obter uma diferença de potencial de 3.000 volts, ou 5.000 volts, etc., e vice-versa.
Quanto à utilização de corrente alternada, devemos observar mais o seguinte: para a maioria dos aparelhos de usodoméstico, como por exemplo, lâmpadas de incandescência, ferros de passar roupa, aquecedores, fogareiros, etc. seria indiferente o uso de corrente alternada ou contínua. E, como é mais barato e mais cômodo distribuir corrente alternada para as residências, é essa que utilizamos para aqueles aparelhos. Quando há necessidade de corrente contínua para fins especiais, como por exemplo, as indústrias queutilizam eletrólise, é muito fácil obter-se corrente contínua a partir de corrente alternada.



3 Conversão de corrente continua em alternada
3.1Transformador

Um transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões, correntes e ou de modificar os valores das impedância elétrica de...
tracking img