Correspondência comercial

Páginas: 5 (1184 palavras) Publicado: 5 de abril de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO

KAREN DAIANE MANICA

correspondência comercial

Concórdia
2010

karen daiane manica

correspondência comercial

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Comunicação e Linguagem.

Prof.Marcelo Silveira

Concórdia

2010

INTRODUÇÃO
A comunicação é essencial para a atividade empresarial. E é através dela que as informações são processadas dentro das organizações e passam a constituir a base para a tomada de decisões dos Administradores. Além disso, é ela que permite a interação nos ambientes externo e interno das corporações.
Assim, as organizações buscam umacomunicação eficaz, ou seja, que otimize o alcance dos objetivos e que auxilie na ascensão da empresa no mercado. Segundo Gold (2002, p. 5) “[...] em tempos de mercados mundiais e luta por sobrevivência na globalização, não basta apenas investir em informação e tecnologia, mas sim naquilo que dentro da sociedade humana é valor de troca: a comunicação”.
E para ter uma melhor troca decomunicação e maior agilidade nas empresas é usado a correspondência comercial e ela segue algumas normas para atingir seus objetivos tanto na elaboração e circulação de papéis próprios ao mundo do trabalho comercial e industrial. Nesse trabalho serão apresentadas estas normas, conceitos e estilo de uso geral de três correspondência comercial, o contrato, ata e memorando.
Este texto foi preparado como objetivo de dar algumas indicações sobre as etapas de redação e as características de diferentes tipos de textos técnicos e avaliar os gêneros em seu conteúdo e estrutura.
O trabalho foi desenvolvido a partir das leituras de textos, artigos que tratem do tema. Para isso, serão utilizados os seguintes recursos: Livros, artigos e apostilas que tratem do assunto.

ANÁLISES

Aelaboração de textos técnicos deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecerem a certas
regras de forma. A clareza do texto, possibilitando imediata compreensão pelo leitor, o uso de papéis uniformes e a correta diagramação são indispensáveis para apadronização das comunicações oficiais. O texto deve ser conciso, transmitindo um máximo de informações com um mínimo de palavras. Abaixo estarei citando três exemplos e sua estrutura e conteúdo:

ATA
Relatório escrito do que se fez ou disse numa sessão de assembléia, sociedade, júri, corporação. Para Odacir Beltrão, ata é documento em que se registram, resumidamente, mas com clareza, asocorrências de uma reunião de pessoas para determinado fim.
É um registro em que se relata o que se passou numa reunião, assembléia ou convenção. Assim é que temos: ata da assembléia geral extraordinária, ata de condomínio. A ata deve ser assinada pelos participantes da reunião, em alguns casos (conforme estatuto da empresa); pelo presidente ou secretário, sempre. Para a sua lavratura, devem serobservadas as seguintes normas:
- Lavrar a ata em livro próprio ou em folhas soltas. Deve ser lavrada de tal modo que impossibilite a introdução de modificações.
- Sintetizar de maneira clara e precisa as ocorrências verificadas.
- Na ata do dia são consignadas as retificações feitas à anterior.
- O texto será datilografado ou manuscrito, mas sem rasuras.
- O textoserá compacto, sem parágrafos ou com parágrafos numerados, mas não se fará uso de alíneas.
- Nos casos de erros constatados no momento de redigi-la, emprega-se a partícula corretiva "digo".
- Quando o erro for notado após a redação de toda a ata, recorre-se à expressão: "em tempo", que é colocada após todo o escrito, seguindo-se então o texto emendado: Em tempo: na linha onde se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Correspondência comercial
  • Correspondência comercial
  • Correspondências Comerciais
  • Correspondências Comerciais
  • Correspondencia Comercial
  • Tipologia de correspondencia comercial
  • violação de correspondencia comercial
  • Correspondencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!