Correntes e escolas da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Adam Smith

A mão invisível – Filosofia e idéias

“Todo indivíduo necessariamente trabalha no sentido de fazer com que o rendimento anual da sociedade seja o maior possível. Na verdade, ele geralmente não tem intenção de promover o interesse público, nem sabe o quanto o promove. Ao preferir dar sustento mais à atividade doméstica que à exterior, ele tem em vista apenas sua própria segurança;e, ao dirigir essa atividade de maneira que sua produção seja de maior valor possível, ele tem em vista apenas seu próprio lucro, e neste caso, como em muitos outros, ele é guiado por uma mão invisível a promover um fim que não fazia parte de sua intenção. E o fato de este fim não fazer parte de sua intenção nem sempre é o pior para a sociedade. Ao buscar seu próprio interesse, freqüentemente elepromove o da sociedade de maneira mais eficiente do que quando realmente tem a intenção de promovê-lo.”
Adam Smith, A Riqueza das Nações, Livro IV,capítulo 2

Em 1776, ano do maior protesto contra o pagamento de impostos da história, o escocês Adam Smith (1723-1790) publicou o trabalho que popularizou e divulgou a doutrina do "laissez-faire". Muito apropriadamente, Smith passou a ser, nestedois últimos séculos, o santo padroeiro dos conservadores adeptos do livre comércio para os quais não existe palavra mais detestada do que "impostos".

A obra de Smith, Uma investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações, é provavelmente "o" mais famoso tratado econômico, mais por clareza e poder de retórica do que por originalidade. Baseado nas idéias dos fisiocratas franceses e deprecursores ingleses, como Sir William Petty e Sir Dudley North, Smith organizou uma série de argumentos que virtualmente aplicaram um golpe mortal à economia dirigida.

Smith acreditava, como muitos filósofos da época, que a natureza é o melhor guia do homem. Deus ( a "Providência") dispôs as coisas de tal forma que, se os homens e as mulheres forem deixados livres para buscar seus próprios elegítimos interesses, eles vão naturalmente agir favorecendo o melhor para a sociedade. Quer tenham ou não intenção -- e a maioria não tem -- as pessoas se ajudam umas às outras, buscando ajudar a si mesmas. Mesmo o mais ganancioso dos motivos leva freqüentemente aos mais favoráveis resultados para todos. Esse é o trabalho da "mão invisível" da Providência.[...]

Como a mão invisível cumpre suatarefa tão bem, concluiu Smith, é uma tolice os governos se intrometerem na produção e no comércio. Além do mais, "os próprios reis e ministros ... são sempre, os maiores perdulários da sociedade." Em resumo, "laissez faire".

Essa doutrina funciona bem em uma economia em expansão, relativamente livre e forte, como a da Inglaterra, na época de Adam Smith. Mas, como mostra a experiência, olaissez faire não funciona tão bem em uma economia de recessão, ou em nações em desenvolvimento, ou quando o desemprego é alto. Será que Adam Smith seria capaz de explicar por que a mão invisível faz girar para baixo o ciclo dos negócios, ou por que as explosões de livre-comércio são castigadas com uma quebradeira inevitável?

David Ricardo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre(http://pt.wikipedia.org/wiki/David_ricardo)

David Ricardo (Londres, 18 de Abril de 1772 — Gatcombe Park, 11 de setembro d 1823) é considerado um dos principais representantes da economia política clássica.

Biografia
Ricardo foi terceiro de dezessete filhos de uma família neerlandesa de classe média, descendentes de judeus (sefarditas) que fugiram das perseguições em Portugal. Seu pai emigrou dos PaísesBaixos para a Inglaterra pouco antes de David nascer, onde prosperou negociando na Bolsa de valores. David viveria alguns anos na Holanda com outros elementos da família, tendo ali completado parte da sua instrução primária. David Ricardo foi preparado pelo pai para seguir a mesma atividade tendo começado a trabalhar na Bolsa de Valores inglesa com 14 anos, tornando-se mais tarde um corretor...
tracking img