CORRENTES PEDAGOGICAS

1382 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO:
A história consiste nas respostas dadas pelo homem à natureza, aos outros homens, às estruturas sociais, e na sua tentativa de ser progressivamente cada vez mais o sujeito de sua práxis, ao responder aos desafios de seu contexto.
Conhecimento: A elaboração e o desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de conscientização.Educação: O homem nessa abordagem é o sujeito da educação, pois ela se dá através da reflexão sobre o homem e pela análise do meio de vida desse homem concreto.O homem não participara ativamente da história, da sociedade, da transformação da realidade, se não tiver condição e de tomar consciência da realidade e, mais ainda da sua própria capacidade de transformá-la.A educação se dá enquanto processo em um contexto que deve necessariamente ser levado em consideração.
Nessa abordagem a educação é um fator de sum importância na passagem das informações mais primitivas de consciência para a consciência crítica, que por sua vez não é um produto acabado, mas um ver-se contínuo.
Escola: Para Paulo Freire, a educação assume carácter amplo, não restrita à escola em si e nem em um processo de educação formal. Caso a escola seja considerada, deve ser ela um local onde seja possível o crescimento mútuo, do professor e dos alunos, no processo de conscientizaçãoque implica uma escola diferente da que se tem atualmente, com seus currículos e prioridades.Ensino-Aprendizagem: Uma situação de ensino-aprendizagem, entendida em seu sentido global, deverá procurar a superação da relação opressor-oprimido.

CORRENTE PEDAGÓGICA SÓCIO-CULTURAL

Essa corrente valoriza a ação do sujeito em sua interação com o objeto de aprendizagem, mas diferencia-se na medida em que postula que as interações estabelecidas entre sujeito e objeto do conhecimento ocorrem em um determinado ambiente cultural que acaba por determinar as formas de interação. Por isso, no quadro acima sujeito(s) e objeto (o), além de interagirem (o que vem

Relacionados

  • Cole O Sinopses V
    157333 palavras | 630 páginas
  • trabalho
    173860 palavras | 696 páginas
  • Trabalho
    70395 palavras | 282 páginas