Correntes modernistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
– CORRENTE ESPIRITUALISTA – Concentrou-se em torno da revista “FESTA”, que seguiu uma orientação neo-simbolista de rejeição ao primitivo e ao nacionalismopitoresco de 22, buscando uma poesia mais espiritual e de tradição religiosa. Destacam-se nessa tendência Tasso da Silveira e Cecília Meireles.
– CORRENTE DINAMISTA –Liderada por Graça Aranha, liga-se ao futurismo de Marinetti: culto do movimento e da velocidade. Cumpre lembrar que Graça Aranha nunca chegou a ser realmente ummodernista. Segundo Oswald de Andrade, ele seria a “aranha sem graça” do movimento.
Fragmentos do Manifesto Pau-brasil:
– “Nenhuma fórmula para a contemporâneaexpressão dó mundo. Ver com olhos livres”.
– “O contrapeso da originalidade nativa para inutilizar a adesão acadêmica”.
A reação contra todas as indigestões desabedoria. O melhor de nossa tradição lírica. O melhor de nossa demonstração moderna.” Oswald de Andrade (18/03/1924)
Manifesto Antropófago – “Só a antropologianos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente”. O que atrapalha a verdade era a roupa, o impermeável entre o mundo interior e o mudo exterior. A reaçãocontra o homem vestido. O cinema americano informara. Mas nunca admitimos o nascimento da lógica entre nós. Contra o Padre Vieira. Autor do nosso primeiroempréstimo, para ganhar comissão. O rei analfabeto dissera-lhe: ponha isso no papel mas sem muita lábia. Fez-se o empréstimo. Gravou-se o açúcar brasileiro. Vieira deixou odinheiro em Portugal e nos trouxe a lábia.
“Antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade”. Oswald de Andrade (01/05/1928
tracking img