Correntes filosoficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS IDEALISTAS

Os idealistas acreditam que o mundo externo e material é produzido pela mente ou pelas ideias, de que não pode existir separadamente. A realidade, por conseguinte, começa dentro da mente e não fora dela.

PLATÃO (428-354 a.C)

Para PLATÃO, tudo no mundo material deve sua existência a uma ideia perfeita, eterna e imutável a partir da qual é modelado. Ele chamou essas ideias de“formas”. Formas de noções abstratas, como coragem e justiça.


GEORGE WILHELM FRIEDRICH HEGEL

(1770-1831) filósofo alemão

HEGEL desenvolveu um consistente sistema filosófico para explicar a realidade. Ele sustentou que o universo e tudo dentro dele está interligado. Disse que a realidade é o produto de uma mente cósmica. E uma ideia em movimento — e toda a história pode ser explicadapelo desenvolvimento dessa ideia.

OS MATERIALISTAS

Os materialistas têm uma visão completamente oposta à dos idealistas sobre a natureza da realidade. Os materialistas acreditam que tudo o que existe é matéria ou depende da matéria para existir O mundo real está fora de nós, não em nossa mente.

ARISTÓTELES (384-322 a.C) filósofo grego

ARISTÓTELES foi o primeiro grande crítico dePlatão. Ele acreditava que Platão tinha invertido as coisas ao dizer que a “forma”, ou a ideia, de uma coisa é o que é mais real. Ele disse que as coisas materiais são a realidade e que sua forma é uma parte da realidade. Aristóteles sustentou que a realidade é feita de muitas coisas diferentes, que chamou de “substâncias”. Qualquer substância é uma fusão de “ideia disso” (de que é feito) e “ideia do queé”(sua forma ou o que é). Por exemplo, a “ideia disso” de uma cadeira de madeira é a madeira a partir da qual a cadeira foi feita. A madeira é modelada, ou recebe a forma do que é: uma cadeira.

KARL MARX (1818-1883)

MARX foi muito influenciado por Hegel. Entretanto, discordou dele quanto à sua posição de que a história é o resultado do desenvolvimento de uma ideia. Marx pensava que ahistória é um processo material. Ele argumentava que são as mudanças na maneira como as pessoas vivem que as levam a desenvolver novas ideias, e não o contrário.
.

OS ESCOLÁSTICOS

Os escolásticos eram pensadores cristãos que tentaram entender e explicar as doutrinas cristãs à luz da antiga filosofia grega. Os pensadores cristãos que viveram nos primeiros séculos após o nascimento de Cristo eramconhecidos como “Pais da Igreja”. A escolástica dominou a filosofia ocidental por centenas de anos.

SANTO AGOSTINHO (354-430)

SANTO AGOSTINHO nasceu no norte da África e estudou na Itália. Foi muito influenciado pelas ideias de Platão. Agostinho procurou combinar sua fé cristã com a razão. Acreditava que compreender é uma recompensa pela fé, e que a alma humana mantinha latentes algumasverdades últimas e eternas.

OS RACIONALISTAS

Os racionalistas consideram que as verdades sobre a realidade só podem ser reveladas através da razão, e não pelo que os sentidos nos apresentam sobre o mundo.

PARMÊNIDES (501-492 a.C.)

PARMÊNIDES pode ser considerado o primeiro racionalista porque afirmou que o mundo material só poderia ser propriamente compreendido através do pensamento e darazão, e não através dos sentidos.

RENÉ DESCARTES (1596-1650)

DESCARTES é considerado o primeiro filósofo “moderno”. Ele quebrou a supremacia da escolástica na filosofia ao questionar tudo o que tinha aprendido. Descartes era um cientista. Isso deu a ele o desejo de estabelecer um sistema dedutivo de conhecimento que forneceria as verdades lógicas e necessárias sobre o universo.

RENÉDESCARTES  1596 – 1650  filósofo, físico e matemático francês “Cogito ergo sum” = Penso, logo existo.

EMPIRISMO

Empirismo é o oposto de racionalismo. Os empíricos acreditam que o verdadeiro conhecimento do mundo é obtido através dos sentidos, e não através da razão. Esses filósofos argumentam que temos ideias apenas porque temos percepções. Todo conhecimento é baseado na experiência.

JOHN...
tracking img