Correntes economicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercantilismo
Em meio ao reaquecimento das atividades comerciais e a formação das monarquias nacionais, costumamos observar uma clara associação entre o poder real e as burguesias surgidas desde a Baixa Idade Média. Nesse sentido, costumamos estabelecer que a arrecadação de impostos proveniente das atividades comerciais incentivou os reis a adotarem medidas que ampliassem a quantidade derecursos arrecadados por meio da ampliação do próprio comércio.
O conjunto de medidas adotado pelas monarquias absolutistas em prol da ampliação do comércio criou uma série de ações políticas comuns que vieram a designar a prática do mercantilismo. O mercantilismo, sendo um conjunto de costumes político-econômicos, não chegou a se basear ou formar uma definida doutrina econômica. Dessa maneira,as práticas mercantilistas tiveram pontos comuns e algumas particularidades nos diferentes reinos absolutistas da Europa.
Entre os traços comuns do mercantilismo, podemos dar uma primeira ênfase à prática do bulionismo. Tal medida, também conhecida como metalismo, consistia na idéia de que um Estado nacional só poderia ser economicamente estável quanto mais acumulasse metais preciosos. Oprincípio de acumulação de metais preciosos incentivou a intensa prospecção mineradora desde os primeiros anos da colonização na América. Outra forma de se buscar metais preciosos era através do acúmulo de moedas obtidas pela cobrança de taxas e impostos.
Esse acúmulo de moedas reivindicava a adoção de um hábito bastante comum entre as nações mercantilistas: o da balança comercial favorável. Parapreservar uma balança comercial favorável, uma nação deveria colocar em prática medidas que fizesse com que os recursos obtidos com a exportação de produtos manufaturados e especiarias fossem superiores a quantidade de divisas destinadas à obtenção de produtos importados.
Sob tal aspecto, os Estados Nacionais incentivaram a ampliação de suas manufaturas e aumento de suas taxas alfandegárias com oobjetivo de limitar o número de importações e ampliar suas exportações. Tais medidas, que definiram a prática do protecionismo, incentivaram uma forte concorrência entre as nações européias. Um dos casos que exemplificam essa concorrência pode ser notado no Tratado de Methuen (1703), firmado entre Portugal e Inglaterra.
De acordo com esse tratado, Portugal se comprometia a comprar tecidos daInglaterra que em troca consumiria o vinho exportado por Portugal. Sendo a demanda por vinhos muito menor em relação à quantidade de tecidos comprados por Portugal, a Inglaterra acabou lucrando com esse acordo. Mesmo a Coroa Lusitana tendo o monopólio sob várias colônias, como o Brasil, a falta de um projeto de diversificação econômica fez Portugal extremamente dependente em relação à Inglaterra.Mesmo o mercantilismo sendo uma prática que em muito favorecia as nações portuguesa e espanhola, por conta das suas possessões coloniais na América, a hegemonia ibérica no contexto europeu não se sustentou durante muito tempo. A ênfase no desenvolvimento manufatureiro, principalmente no século XVIII, substituiu a lógica mercantilista pelos princípios do capitalismo industrial.
Duasconseqüências importantes para o pensamento econômico: Primeira o desenvolvimento da idéia sobre moeda; Segundo a possibilidade de elaboração da concepção metalista, base do sistemas mercantilistas.
Tais dogmas do mercantilismo atacados mais tarde pelos economistas clássicos deram aos metalistas a crença de que a riqueza e o poder de uma nação estava determinada pelos seus estoques de metaispreciosos, com necessidade de intervenção estatal para direcionar o desenvolvimento do sistema capitalista. Os mercantilistas não viam o ouro e a prata como única riqueza, mas os consideravam como o mais perfeito instrumento de aquisição de riqueza.
A adesão ao metalismo levou os países a tentar assegurar excedentes de exportações sobre as importações para ganhar ouro e prata através do...
tracking img