Correntes do marxismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Correntes do marxismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


As principais correntes do marxismo são a social-democracia, o bolchevismo e o esquerdismo. Cada uma delas irá dar uma determinadadefinição de marxismo, irá conceber de forma diferente o materialismo histórico e da luta de classes.
Outras correntes poderiam ser citadas, mas parte são derivadas das três principais citadas acimaou são produto de uma fusão delas, tal como o trotskismo, stalinismo, maoísmo, autonomismo, conselhismo, luxemburguismo, bordiguismo, e inúmeras outras.

Social-democracia
A social-democracia,também chamada de reformismo e revisionismo surge no final do século XIX, e teve como grandes pensadores Eduard Bernstein e Karl Kautsky.
Esta tendência buscava rever algumas teses de Marx e Engels,tal como a questão do capitalismo, a passagem para o socialismo via processo eleitoral e gradual, entre outros elementos, apresentando uma influência de Darwin e Kant.
Bolchevismo
O bolchevismo,também chamado marxismo-leninismo ou simplesmente leninismo surgiu na Rússía, no início do século XX e teve como principais representantes Lênin, Stálin e Trotsky.
O leninismo apresentou uma visão demarxismo que condenava a social-democracia e propunha a revolução violenta ao invés do gradualismo, mas posteriormente foi no seu desenvolvimento histórico, tornando esta postura mais flexível. Tambémsistematizou o chamado materialismo dialético e uma concepção política expressa na "teoria do partido de vanguarda", um complemento à teoria da luta de classes de Marx que colocava o partido comunistacomo vanguarda da classe operária.
Com a vitória dos bolcheviques e a conquista do poder do Estado, bem como a formação da Terceira Internacional, o marxismo-leninismo se tornou a corrente hegemônica domarxismo, e se espalhou pelo mundo através da chamada bolchevização dos partidos comunistas.
Esquerdismo
O esquerdismo é uma corrente composta por diversas tendências, sendo as principais o...
tracking img