Correntes de pensamento em psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Correntes de Pensamento em Psicologia:

Aristóteles (384 – 322 a. C), filósofo grego, chamado o Pai da Psicologia.
Os fisiologistas estavam apenas começando a utilizar métodos científicos para estudar o cérebro, os nervos e os órgãos dos sentimentos.


O Estruturalismo – Wilhelm Wundt e Edward Tichener.


Wilhelm Wundt (1832 – 1920) Alemanha, nessa época, o campo da psicologia nãotinha domínio próprio. A ambição de Wundt era estabelecer uma identidade independente para a psicologia. Em 1879, fundou o laboratório de psicologia experimental do mundo, conferindo assim à psicologia o estatuto da ciência plena. Ele acreditava que os psicólogos deveriam investigar os processos elementares da consciência (experiência imediata).
Wundt e seus seguidores inventaram um métododominado introspecção analítica, tipo formal de auto-observação. Era importante estudar as operações mentais: atenção, intenção e metas. Titchener considera que os elementos ou as unidades que compõem o conteúdo da mente são as sensações, as imagens, as afeições e os sentimentos. Usa-se a introspecção para chegar a eles, através de uma observação treinada e preparada para garantir os dois pontosessenciais de toda a observação: a atenção e o registro do fenômeno.
Wundt tornou-se o líder do movimento conhecido como estruturalismo. Sustentava as seguintes teses:
• Os psicólogos deveria estudar a consciência humana e as experiências sensoriais;
• Deveriam servir-se de trabalhoso estudo introspectivos analíticos de laboratório;
• Analisar os processos mentais e seus elementos, descobrir suascombinações e conexões e localizar no sistema nervoso as estruturas a eles relacionados.
O estruturalismo tinha algumas limitações óbvias. Tratava-se de processo obscuro e não confiável. Os psicólogos estruturalistas consideravam fenômenos complexos, tais como pensamento, linguagem, moralidade e anormalidade como impróprios para estudo, fora do alcance da ciência. Eram também contra aorientação para os assuntos práticos. Outros movimentos surgiram para remediar essas falhas...


O Funcionalismo – William James.


Willian James (1842 – 1910), seu sistema especial de psicologia evoluiu a partir de rigorosa observação de si mesmo e dos outros. Ele se opunha ao estruturalismo porque o via como artificial, limitado e essencialmente inexato. A consciência, argumentava James, é “pessoale única”, está “continuamente em mudança”, “evolui com o tempo” e é “seletiva” na escolha dentre os estímulos que a bombardeiam. Acima de tudo, ajuda as pessoas a se adaptarem aos seus ambientes.
Diversos psicólogos foram influenciados por James, pelos processos mentais, especialmente pelo modo como funcionavam para ajudar os homens a sobreviverem num mundo perigoso. Os funcionalistasdiscordavam entre sim em muitos pontos. Prem compartilhavam as seguintes opiniões:
• Os psicólogos deveriam estudar o funcionamento dos processos mentais, inclusive o comportamento das crianças e dos animais, a anormalidade e as diferenças individuais entre as pessoas;
• Deveriam utilizar introspecção informal e métodos objetivos, tais como a experimentação;
• Os conhecimentos psicológicos deveriam seraplicados as coisas práticas, tais como educação, direito e negócios.
O funcionalismo foi substituído por um novo movimento de origem norte-americana, o behaviorismo.

O Behaviorismo – Hohn Watson.


John Watson ( 1878 – 1958). Uma das principais queixas de Watson contra o estruturalismo e o funcionalismo, era a seguinte: os fatos da consciência não podiam ser testados e reproduzidos portodos os observadores treinados, pois dependiam das impressões e idiossincrasias de cada pessoa.
Watson resolveu fazer da psicologia uma ciência respeitável como as ciências físicas. Sentiu que os psicólogos deviam estudar o comportamento observável e adotar métodos objetivos. Em 1912 nosceu o movimento conhecido como behaviorismo. Os primeiro behavioristas aceitavam as seguintes tese:
• Os...
tracking img