Correntes de foucault

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Suponhamos que um imã cilíndrico descendo com seu pólo Sul (cor azul) diante do pólo Norte (de cor vermelha) atrás. Em um imã as linhas do campomagnético saem do pólo Norte e entram no pólo Sul.
Na figura é ilustrada a aplicação da lei de Lenz para explicar a origem da força restauradora sobre oimã em termos das correntes induzidas no tubo de metal.

1. Durante a descida do imã, o fluxo do campo magnético é aumentado na região próxima ao póloSul do imã. Origina-se no tubo uma corrente induzida que se opõe ao aumento do fluxo, no sentido indicado na parte (1) da figura.
2. O fluxo do campomagnético diminui na região próxima ao pólo Norte, se origina no tubo uma corrente induzida que se opõe a diminuição do fluxo, no sentido indicado naparte (1) da figura
O momento magnético do imã e o das correntes induzidas está representado na parte (2) da figura.

Na figura (3), mostramos aequivalência entre correntes (espiras ou solenóides) e imãs, de modo que a corrente induzida pela frente do pólo Norte equivale a um imã de polaridadeoposta, por isto que se repelem. No entanto, a corrente induzida por trás do imã tem a mesma polaridade por isto que se atraem.
O imã que desce pelotubo metálico é repelido pela frente e atraído por trás. Esta é a explicação qualitativa da força de freio em termos da lei de Lenz.
Essas correntes queaprecem no tubo são chamadas Correntes de Foucault.
Fonte :
http://www.fisica.ufs.br/egsantana/elecmagnet/induccion/foucault1/foucault1.htm
tracking img