Correntes criticas do currículo na visão de tomaz tadeu silva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CICLOS DE SEMINÁRIOS PREPARATÓRIOS PARA O ACESSO AO MESTRADO EM INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS

CORRENTES CRÍTICAS DOCURRÍCULO
Tomaz Tadeu Silva

ARTIGO A SER APRESENTADO A PROF.ª DRª JESUS MARIA SOUSA PARA OBTENÇÃO DE CRÉDITO NA DISCIPLINA CORRENTES CRÍTICAS DO CURRÍCULO.

ITABUNA/ BAHIA
DEZEMBRO DE 2012

CORRENTES CRÍTICAS DO CURRÍCULO: Na visão de Tomaz Tadeu Silva

Ivone MeiraPereira ¹

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma discussão conceitual sobre Teorias Críticas do Currículo, na visão de Tomaz Tadeu Silva, onde o mesmo nos leva a dialogar o que venha a ser as correntes críticas do currículo dentro de um pressuposto onde o autor coloca as suas idéias e opiniões como também contribuições de outros Curriculistas que para alicerçar este artigonos emprestam seus saberes.

Palavras - Chave: Currículo. Teorias curriculares. Educação.

1. INTRODUÇÃO
A abordagem aqui citada sobre alguns tópicos, contidos no estudo de Tomaz Tadeu Silva, doutor em educação pela Universidade de Stanford, Estados Unidos; autor de vários livros na área de Currículo. Visa apresentar um estudo sobre currículo, numa tentativa de fazer uma abordagem da visão deoutros curriculistas que apresentam seus saberes para direcionar esta pesquisa, tendo como o fio condutor da ideologia educacional ditando as direções e reproduzindo a ideologia que domina através da complexibilidade educacional.
__________________________________________

.¹ Artigo ao Seminário de Acesso ao Mestrado na área de Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira como cumprimentoavaliativo do Seminário Correntes Criticas do Currículo.
² Discente do ciclo de Seminário Preparatório ao Mestrado em Inovação Pedagógica - Turma Itabuna –Ba E-mail-i.meira_2006@hotmail.com
³ Professora Doutora em Educação,Jesus Maria Sousa, orientadora da disciplina Correntes Criticas do Currículo.
E—mail:angi@uma.pt/webpag:httppag//www.uma.pt/jesussousa

Tomaz Tadeu que dá sustentabilidadea este estudo vê currículo numa visão teórica –crítica que ultrapassa os ditames da estrutura curricular e que este artigo contribui no caminho da aquisição do aprendizado, na visão político –social, que se propõe a formação de leitores da ideologia por que perpassam as propostas apresentadas de um currículo e que com isso consigam transformar saberes em educação . Esta pesquisa apresenta-se emquatro partes , a primeira que é esta em construção, a introdução, onde procura fazer uma pequena exposição ao continente do texto, na segunda, que é o corpo do trabalho apresentado, mostra-se teorias acerca de currículo com duas subdivisões; na primeira começando uma discussão teórica, na outra subdivisão, as teorias apontadas por Pacheco e, para fechar esse estudo, apresenta se um panorama dateoria crítica no Brasil. A parte subseqüente é a conclusão,onde retoma os aspectos investigados, reafirmando-os. Finalizando com a bibliografia que dá sustentabilidade à pesquisa.

2. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ACERCA DE CURRÍCULO
A trajetória de literatura sobre currículo, vem permitir fazer uma fundamentação através, não só sobre o conceito de currículo na visão de Tomaz Tadeu Silva, comotambém nos leva a fazer registros de outros estudiosos sobre o assunto que perpassa da historiedade e vai delineando uma visão mais ampla e cada vez mais abrangente. "Currículo [...] é uma atividade que não se limita a nossa vida escolar educacional, mas a nossa vida inteira" (SILVA, 2002, p. 43). Pensando na contemporaneidade e nas preocupações dos educadores, suas idéias seguem a mesma linha de TomazTadeu Silva, que se preocupa em incutir nos alunos e na família que o estudo é um bem precioso, e que se deve estudar para a prova ou se preparar para o vestibular e/ou para os concursos. Com isso vale ressaltar também a importância de valorizar os estudos, como também o conhecimento empírico dos alunos,porque a eles é que somando os conhecimentos acadêmicos, que vamos ter sujeitos com...
tracking img