Correntes comunicativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EM LIBRAS II





agosto de 2012



Atividade 2



Correntes Comunicativas




No reino animal, nascer sem as mesmascaracterísticas que os demais pode acarretar abandono e morte. Entre nós humanos, até pouco tempo atrás, em termos históricos, havia um comportamento semelhante, quem nascesse com alguma “anomalia”sofreria, além das dificuldades já impostas naturalmente por tal condição, o desprezo e a exclusão social. Embora, infelizmente, ainda hoje não tenhamos alcançado o ideal de uma sociedade em que todossejam tratados com igualdade e o caráter sejam a característica mais valorizada no indivíduo, percebemos avanços no sentido de incluir, respeitar e auxiliar os chamados “deficientes” (termo infeliz einexato, já que, não raro, a carência de algum atributo como visão ou audição pode ser compensada com outro talento que falta a maioria dos “normais”).

Exemplo disso podemos encontrar nahistória da educação dos deficientes auditivos ou surdos. Outrora excluídos do processo de educação formal pela aparente barreira da dificuldade de comunicação, viram surgir pensadores preocupados emincluí-los socialmente para que pudessem gozar de seus direitos civis, buscando formas de superar tal barreira.

A primeira perspectiva a buscar esse objetivo, a corrente oralista, ainda compreendia asurdez essencialmente como patologia, uma carência que colocava seu portador em desvantagem e o tornava inferior. Nessa perspectiva, a capacidade de se comunicar oralmente era considerada atributoessencial sem o qual a comunicação e a participação no convívio social não seriam eficientes. Assim, as instituições incumbidas da educação dos surdos visava obriga-los a abster-se de tentar secomunicar de qualquer forma que não a oral, como através de gestos e sinais. A surdez deveria ser superada através da adequação do surdo ao contexto e perspectiva do resto da sociedade ouvinte, caberia ao...
tracking img