Corrente eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Choque elétrico

Dispositivos de proteção

Relé térmico de proteção contra sobrcarga
O relé de proteção contra sobrecarga ou relé bimetálico ou ainda relé térmico é indicado para proteção de motores contra sobrecarga. A sobrecarga pode ser causada por: rotor bloqueado, freqüência elevada de manobra, partida
prolongada, sobrecarga em regime de operação, falta de fase e variação da tensão efreqüência. A função do relé de proteção contra sobrecarga é desligar a alimentação do equipamento antes que sejam atingidos valores de corrente e de tempo que causam deterioração da isolação.
O princípio de funcionamento do relé de sobrecarga baseia-se na dilatação linear de duas lâminas metálicas com coeficientes de dilatação térmicas diferentes, acopladas rigidamente (bimetal). Quando ocorreuma falta de fase, esta se reflete num aumento de corrente, provocando um aquecimento maior e, consequentemente, um acréscimo na dilataçãodo bimetal. Essa deformação aciona a abertura do contato auxiliar que interrompe a passagem da corrente para a bobina do contator, desacionando, com isso, a carga. Para ligar novamente a carga devemos acionar manualmente o botão de rearme do relé térmico.

Emconjunto com a haste, porém isolado elétricamente, existe um contato elétrico que se mantém fechado em sitações normais. Esse contato se abre com a flexão da haste por causa do aquecimento. Normalmente, o contato está em série com a bobina do contator que aciona a carga. Assim, sempre que há uma sobrecarga ocorre a atuação do relé térmico e, consequentemente, o desligamento da carga. A rigor, orelé térmico desliga as cargas de forma indireta, por meio da desativação do contator. A Figura seguinte apresenta um exemplo de curva característica de atuação de um relé térmico.

O relé térmico possui as seguintes partes principais:
* Contato auxiliar (NA + NF) de comando da bobina do contator;
* Botão de regulagem da corrente de desarme;
* Botão de rearme de ação manual;
*Três bimetais.

Quando você adquire um relé, você pode controlar diversas variáveis:
* a voltagem e corrente necessárias para ativar a armadura;
* a voltagem e corrente máximas que a armadura e contatos da armadura podem suportar;
* o número de armaduras (geralmente, uma ou duas);
* o número de contatos da armadura; geralmente, um ou dois (o relê do exemplo tem dois, mas um não éutilizado);
* se o contato (caso exista apenas um contato) está normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF).
O objetivo do relé é utilizar pequena quantidade de energia eletromagnética (proveniente, por exemplo, de um pequeno interruptor ou circuito eletrônico simples) para mover uma armadura que pode gerar uma quantidade de energia muito maior. Por exemplo, você pode usar 5 volts e 50miliamperes para ativar o eletroímã e energizar uma armadura que suporta 120V AC em 2 ampéres (240 watts). Os relés são comuns em eletrodomésticos, geralmente quando existe umcontrole eletrônico que liga algo como um motor ou uma lâmpada. Eles também são muito comuns em carros, onde a fonte de energia de 12V significa que quase tudo no carro precisa de uma grande quantidade de corrente. Nos modelosmais novos, os fabricantes combinam os painéis de relés na caixa de fusíveis para facilitar a manutenção.
Fusíveis para circuitos de baixa tensão
Fusível é o dispositivo elétrico utilizado na proteção de circuitos contra a sobrecorrente: sobrecarga e, ou, corrente de curto-circuito. Chama-se corrente de curto-circuito a especial e elevada corrente, cuja duração é inferior ao segundo, e que éoriginada por um defeito em alguma parte da instalação, equipamento ou circuito. Os fusíveis são componentes elétricos de proteção de circuitos ou redes elétricas, de uso mais extenso dentro da eletricidade. São, em geral, ligas de chumbo e estanho que se destinam, pela fusão de seu corpo, a interrupção elétrica de circuitos condutores e circuitos elétricos. São caracterizados pelo baixo ponto...
tracking img