Corrente eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TCC – grupo 5 – Corrente eletrica
Segundo Claudio Xavier e Benigno Barreto corrente elétrica é o movimento ordenado de cargas elétricas no interior de um condutor, visto que, normalmente há omovimento desordenado dos elétrons livres, ou de outros portadores de carga, devido a agitação térmica.
Já Paraná diz que os elétrons das ultimas camadas dos metais são fracamente ligados a seu núcleoatômico, podendo facilmente locomover-se pelo material. Quando esse movimento é ordenado, cria-se uma corrente elétrica.
Para Sampaio e Calçada corrente elétrica é constituída por elétrons que semovem ao longo de um fio metálico. Isso ocorre porque os átomos dos metais, os elétrons mais distantes do núcleo ligam-se fracamente a ele, formando uma nuvem de elétrons denominados elétrons livres.Quando esse movimento é ordenado ou médio ordenado forma a corrente elétrica.
Concluímos portanto que entre os autores existiu uma coerência, pois os três falaram a mesma coisa com palavras diferentes,que a corrente elétrica é o movimento dos elétrons dentro de um material condutor de elétrons, desde que esse movimento seja ordenado, pois normalmente esse elétrons tem um movimento caótico. Para seconseguir um movimento ordenado desses elétrons é necessário aplicar-se uma diferencial de potencial (ddp).
Ao se estudarem situações onde as partículas eletricamente carregadas deixam de estar emequilíbrio eletrostático passamos à situação onde há deslocamento destas cargas para um determinada direção e em um sentido, este deslocamento é o que chamamos corrente elétrica.
Estas correnteselétricas são responsáveis pela eletricidade considerada utilizável por nós.
Normalmente utiliza-se a corrente causada pela movimentação de elétrons em um condutor, mas também é possível haver corrente deíons positivos e negativos (em soluções eletrolíticas ou gases ionizados).
A corrente elétrica é causada por uma diferença de potencial elétrico (d.d.p./ tensão). E ela é explicada pelo conceito...
tracking img