Corrente alternada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CORRENTE ALTERNADA

Antes de tudo, é muito importante que saibamos alguns conceitos referentes aos componentes dos circuitos de corrente alternada e os efeitos por eles causados. É muito comum encontrar resistores, capacitores e indutores. Cada um desses componentes causa um efeito elétrico distinto de acordo com a freqüência da corrente alternada.

Resistores
São basicamente todo e qualquermaterial que ofereça uma oposição elétrica, seja em corrente contínua ou em corrente alternada. Todas as leis e regras dos circuitos CC são aplicáveis aos circuitos CA. Os resistores, independentemente da freqüência, não alteram a fase da tensão e da corrente, ou seja, não atrasam a tensão ou a corrente e sua resistividade é inalterável se a freqüência alterar. Dada em ohms (Ω) e representadapela letra “R”.

Indutores
Indutores são componentes feitos com condutores em forma de espiras, que produzem um campo eletromagnético em seu redor. Os indutores, de acordo com a freqüência, assumem um valor resistivo denominado reatância indutiva, dada em Ohm e representada pela letra “Xl”. Os indutores possuem características elétricas interessantes: em correntes contínuas, há uma geração de umcampo magnético nos momentos em que é fechado o circuito e depois ele atua como um curto-circuito, pois não há a variação da corrente nem geração do campo magnético. Em correntes alternadas, assume um valor resistivo (reatância indutiva) de acordo com a freqüência da CA, atrasa a fase da corrente em relação à fase da tensão e gera um campo eletromagnético, armazenando a energia elétrica. Aindutância é dada em Henri e representada pela letra “L”.

Capacitores
São basicamente duas placas metálicas capazes de armazenar energia elétrica devido a um campo elétrico causado por cargas diferentes que se carregam em cada uma dessas placas (eletrodo). Assim como os indutores, podem assumir valores resistivos chamados de reatância capacitiva, dada em Ohm e representada pela letra “Xc”. Apresentacaracterísticas também interessantes: em correntes contínuas o capacitor apresenta uma momentânea (aparente) condução elétrica e depois pára, carregando os eletrodos com a mesma polaridade da fonte. Em correntes alternadas, de acordo com a freqüência, ele assume valores resistivos chamados de reatância capacitiva, carrega e descarrega de acordo com a corrente alternada atrasando a fase da tensão emrelação à fase da corrente. A capacitância é dada em Farads e representada pela letra “F”.

Impedância
É justamente a oposição total oferecida em um circuito de CA à passagem da corrente elétrica. É dada em Ohm (Ω) e representada pela letra “Z”. Impedância é a soma vetorial da resistência com a diferença das reatâncias indutivas e capacitivas do circuito CA. É a impedância que dá a defasagementre a tensão da fonte e a corrente.

Admitância
É o inverso da impedância e caracteriza a capacidade de um material em conduzir a corrente elétrica num circuito CA. É representada pela letra “Y” e dada em MHO (ou “S” – siemens).

Condutância
É a capacidade de um resistor de conduzir corrente elétrica, representada pela letra “G” e dada em MHO (ou “S” – siemens). É o inverso da resistência.Susceptância indutiva
É a capacidade de um indutor de conduzir a corrente elétrica CA, representada pelas letras “BL” e dada em MHO (ou “S” – siemens). É o inverso da reatância indutiva.

Susceptância capacitiva
É a capacidade de um capacitor de “conduzir” a corrente elétrica CA, representada pelas letras “BC”, é dada em MHO (ou “S” – siemens). É o inverso da reatância capacitiva.Potência real
Representada pela letra “P” e dada em watts (“W”), é a potência que pode ser transformada em outra forma de energia.

Potência reativa
Representada pela letra “Q” e dada em volt-ampére-reativo (“VAr”), é a potência causada pela reatância do circuito. Não produz luz nem calor, mas requer uma corrente no circuito

Potência aparente
Representada pela letra “S” ou “Pa”, dada em...
tracking img