Correlação fime O Show de Truman e o texto Monique Augras POr que não a Fenomenologia

856 palavras 4 páginas
Análise do filme para a aplicação dos princípios da perspectiva humanista/existencial no Caso Truman – O Show de Truman – O Show da Vida, fazendo correlações com Texto de Monique Augras: Por que não a fenomenologia? E o filme de Capra; O Ponto de Mutação. O objetivo da resenha é fixar o conteúdo ministrado nas aulas de preleção da disciplina Psicologia da Personalidade II.
Em algum momento as pessoas se dão conta de ser necessário um processo de mudança. Capra em seu filme O Ponto de Mutação exibe uma estória de três personagens, e tem como ponto de partida “a crise de percepção”. Essa crise se dá quando se percebe que com o modelo existente não dava mais para perceber, descrever e catalogar todos os fenômenos com os mesmos instrumentos, surgindo a partir daí a necessidade de se ter uma visão mais integrada, uma visão holística do homem em relação ao modelo mecanicista. O que se propõe não é a extinção do modelo anterior, pois há fenômenos que não podem ser explicados por uma só visão de homem. Fazendo uma correlação do filme O Ponto de Mutação com o texto de Augras percebe-se que a autora a partir de uma crise de percepção propõe uma nova visão para elaboração de um psicodiagnóstico fora do quadro psicopatológico, ou seja, a partir de um novo olhar sobre os diversos vetores que compõem a situação de diagnóstico. E isso não quer dizer que Augras queira eliminar os testes psicológicos existentes, e sim buscar informações tanto no aspecto quantitativo como no qualitativo podendo assim confirmar o que é visto nos testes e ampliar o olhar a fim de alcançar o máximo possível da almejada totalidade e singularidade do sujeito.
No texto, Augras define a ação de estabelecer o diagnóstico como sendo “identificar e explicitar o modo de existência do sujeito, no seu relacionamento com o ambiente, em determinado momento”. A partir desta compreensão, Augras faz a distinção entre normal e patológico, ou entre saúde e doença. A normalidade deverá ser descrita, antes, como a

Relacionados