Corpus juris civilis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Corpus Juris Civilis
Corpo de Lei Civil é uma obra fundamental da jurisprudência, publicada por ordem do imperador bizantino Justiniano. O livro é composto por 4 partes: o código deJustiniano, que continha toda a legislação romana revisada desde o século 2; o Digesto ou pandectas,composto pela jurisprudência romana, Intitutas, os princípios fundamentais do Direito; e as Novelas, com leisformuladas por Justiniano.
Quem escreveu foi Justiniano, imperador romano do Oriente de 527 até sua morte. Assim que assumiu o poder, ordenou a compilação, ou seja, a reunião de leis que compõem oCorpus Juris Civilis.
A figura de Justiniano
Como que por ironia do destino, Justiniano, o homem que deu o mais alto valor aos estudos e a sistematização do direito romano, não era culto, não nasceraem Roma, nem tinha nome latino.
Natural de Taurésio, aquele que foi o grande imperador, em 527, sucedendo a seu tio Justino, que o adotara, mudando-lhe o nome eslavo Upranda para o de Justiniano,estava destinado a desempenhar extraordinário trabalho em prol das letras jurídicas, ele que, segundo alguns, mal sabia enunciar as primeiras letras.
Que consequentemente mudou a humanidade, por queorganizou as leis que já existiam e formulou novas, que se tornaram a base do Direito Civil Moderno. Além de representar uma revolução jurídica, é também um documento importante sobre a vida no ImpérioRomano.
O Corpus Juris civilis abrange o Digesto, as Institutas, o Código e as Novelas.
A organização do Digesto foi confiada a uma comissão de 16 juristas, esperava o imperador que a obra terminasseem 10 anos, mas os esfoços dos organizadores abreviou o tempo, entregando-se o trabalho concluído em menos de três anos.
Compreende o Digesto 50 livros, distribuídos em 7 partes.Os livros sãodivididos em títulos, os títulos em fragmentos estes em principium e parágrafos.
As Intitutas são um Manual de Direito Privado Romano, elementar, para uso dos estudantes de direito em Constantinopla.As...
tracking img